29 de novembro de 2010

TEMPERATURA BASAL OU A FAMOSA "TABELNHA"!

Olá!
Meninas treinantes!!!
Hoje vou postar sobre a temperatura basal
acho interessante para todas as mulheres, porque é um método simples de saber detalhes sobre o ciclo, e para poder acompanhar você só precisa de um termômetro e um caderninho de anotações!
Pode ser usado por quem planeja uma gravidez ou por quem previne!
Pois quando é acompanhado direitinho pode detectar uma possível ovulação!
Gente não posso usar somente minhas palavras, não sou da área da saúde, por isso sempre coloco matérias e comentários, e depois da leitura confiram esse site que fornece um gráfico personalizado, é muito legal, e tem um fórum bem bacana! eu participo, tenho um gráfico e recomendo!
Beijinhos!!!
http://www.mamanandco.com.pt/ovulacao/grafico-temperatura-basal.php




Saber a ovulação através da temperatura basal

Muitas vezes a falta de ovulação é causa da infertilidade. Um dos métodos mais simples de verificar a altura da ovulação é medindo a sua temperatura corporal basal. Os resultados da temperatura basal corporal são anotados numa tabela, durante vários ciclos, predizendo a sua ovulação. Esta tabela diária mostrará a altura da ovulação de forma eficaz e simples. Para além de tudo, indicar-lhe-á o período certo para conceber.

Como medir o ciclo menstrual?

Um ciclo menstrual mede-se a partir do primeiro dia da menstruação até ao último dia antes da próxima menstruação. Regra geral, um ciclo dura cerca de 28 dias, surgindo a ovulação a meio do ciclo, cerca do 14º dia. O período fértil surge 3 dias antes da ovulação e dura até 2 dias depois da ovulação. Um óvulo sobrevive até 24 horas depois da ovulação.

Quando e como medir a temperatura basal?

Usualmente um ciclo menstrual regular e uma tensão pré-menstrual (TPM) significam que existe uma ovulação normal. Porém, medir a temperatura corporal basal é uma das formas de saber se existe, e quando ocorre a ovulação.
Implica medir diariamente a temperatura, logo quando acordar, mesmo antes de sair da cama, e antes de fazer qualquer coisa. Resumindo, acorda e tira logo a temperatura. Para o fazer deve colocar o termómetro na boca, no recto ou vagina, porém se colocar na boca é mais eficaz, pois na boca, em menos tempo consegue-se verificar a temperatura.

Que termómetro usar?

O ideal é usar um termómetro electrónico que detecte variações de décimas de temperatura. Se usar um outro também é apropriado, apenas deve ter em conta que deve colocar o termómetro na boca 5 minutos; se optar por medir a temperatura na vagina, ou no recto então deverá esperar pelo menos 7 minutos.
Este método de medição da temperatura basal funciona se for registando diariamente a sua temperatura, durante alguns ciclos. Depois verificará que os valores formam um gráfico e pela observação desse gráfico perceberá qual é o seu período fértil.

Quando pode esperar mudanças da temperatura?

A sua temperatura basal será mais baixa durante as 2 primeiras semanas do ciclo, que antecedem a ovulação, pois a presença da hormona do estrogénio mantém a temperatura entre os 36/36.5ºC.
Imediatamente a seguir à ovulação, a progesterona “aquece a temperatura” e há um aumento de 0.5 a 0.8ºC (cerca de 37ºC)até à altura do próximo período menstrual. Esta temperatura surge quando a ovulação já ocorreu. Poderão existir picos de temperatura noutros dias mas, a menos que estes se mantenham, é pouco provável seja devido à ovulação ter ocorrido.
Se o seu ciclo menstrual for regular e fizer o gráfico durante alguns ciclos vai conseguir predizer quando surgirá a ovulação.
 Se durante todo o ciclo, a temperatura basal permanecer abaixo dos 37ºC sem um pico significativo, significa que não existiu ovulação nesse ciclo.
Todos os valores da temperatura devem ser registados numa tabela. Se preferir pode elaborar um gráfico que represente a sua temperatura corporal basal. Poderá inserir os dados numa tabela Excel e elaborar um gráfico com os mesmos.

Se não aumentar a temperatura?

Se surgir um ciclo anovulatório (sem ovulação), poderá ser devido à disfunção dos ovários, levando o ovário a não libertar o óvulo. Quando isto acontece, o ovário também não liberta as hormonas sexuais que regulam a contracção do tubo-uterino e o desenvolvimento anormal do endométrio. A medição da temperatura basal é muito eficaz, mas um ultra-som ao diâmetro do folículo também se pode revelar muito eficaz, na detecção de problemas deste género.

Que fatores podem afetar a temperatura basal?

A temperatura basal pode ser afectada caso não tenha tido uma boa noite de sono, se não teve pelo menos 3 horas de sono consecutivo depois de ter feito sexo, se teve febre ou se bebeu álcool na noite anterior.

Outra opção ao gráfico da temperatura basal?

A ovulação surge quando a Hormona Luteinizante aumenta, e provoca a libertação do óvulo pelo ovário. A percentagem da Hormona Luteinizante aumenta na circulação sanguínea entre 24 a 36 horas antes da ovulação ocorrer. Como esta hormona é eliminada pela urina, um teste à urina permite saber se existe mais ou menos percentagem desta hormona. Caso exista uma percentagem de Hormona Luteinizante na urina prevê-se a ocorrência da ovulação.
Existem testes de ovulação à venda em farmácias para fazer à urina em casa. Se o seu teste tiver um resultado positivo, então a sua ovulação irá ocorrer 24 a 48 horas depois desse resultado positivo. Porém estes testes à urina têm de ser feitos durante vários dias - sendo mais dispendiosos que a medição da temperatura basal -, até detectar a presença significativa da Hormona Luteinizante (resultado positivos). Se o seu ciclo é de 28 dias deverá de começar a fazer o teste cerca do 9º dia depois do primeiro dia da menstruação.

Pode-se detectar uma gravidez através da temperatura basal?

Sim, caso a temperatura basal permanecer elevada mesmo depois da fase do período menstrual passar (caso ele não surja), isso pode ser um sinal de que está grávida. Quando conceber, o óvulo é fertilizado nas trompas de Falópio, que de seguida levará cerca de uma semana a viajar até ao útero, onde será implantado. Este é o tempo que o corpo tem para detectar a sua gravidez. Quando é libertada hormona hCG (gonadotrofina coriônica humana), é normal que a temperatura do corpo suba, não de forma tão óbvia como quando ocorreu a ovulação, mas com alguma relevância, podendo ser detectada cerca de uma semana a 12 dias, depois do primeiro pico de temperatura.

Medir a temperatura basal é suficiente?

Não, pois fazer apenas o gráfico da temperatura basal apenas lhe dirá se a ovulação ocorreu. Como o óvulo apenas pode viver entre 12 a 24 horas, na altura em que a temperatura subir, um dia ou dois depois da ovulação, o óvulo já foi perdido.
Porém, é importante anotar a temperatura basal porque é um indicador excelente para determinar quando ocorre a fase ovulatória, e para determinar se a segunda fase do ciclo - a fase lútea - é longa o suficiente para conseguir uma fertilização (esta fase deve durar pelo menos 9 a 10 dias, depois de ocorrer a ovulação até ao dia do próximo período menstrual).
Quando estiver a anotar a sua temperatura basal, junte também outros sinais de fertilidade, para determinar a altura ideal para conceber, usando também indicações sobre o muco cervical para determinar a sua fase mais fértil.

Fonte: demaeparamae

25 de novembro de 2010

CAFÉ E GRAVIDEZ, NÃO COMBINA!

Oie!

Gente olha o que eu achei na net hoje... eu estou trabalhando com café esse mês! e acho melhor eu maneirar um pouquinho! Mesmo antes da gestação, recomenda-se que o consumo do café seja bem diminuido, para ir se acostumando com a vida de gravidinha saudável!
Bom, espero que gostem!!!
bjsss

 

Os efeitos da cafeína na gravidez

Uma das substâncias que mais se consome no mundo, inclusive pelas gestantes, é a cafeína. A cafeína não é encontrada apenas no café, mas também nos refrigerantes de cola, nos chás, chocolates e algumas medicações.
Como os alimentos que contém a cafeína são bastante consumidos pelas mamães grávidas é importante considerar os efeitos que essa substância traz para mamãe e bebê. Cerca de 95% das mulheres grávidas ingerem cafeína, seja através da alimentação ou através de medicação.
Há evidências de que o alto consumo de cafeína pela mulher durante a gestação pode aumentar as chances de o bebê nascer antes do tempo, com baixo peso e maior risco de aborto.
O que as futuras mamães precisam saber é que o organismo leva de quatro a seis horas para metabolizar a cafeína, isto é, demora quase seis horas para eliminar os efeitos da cafeína no corpo. Já a mulher grávida leva 18 horas para fazer o mesmo.
Há mais fatores que levam especialistas a serem contra o consumo de cafeína durante a gravidez. A cafeína pode atravessar facilmente a barreira placentária e influenciar no crescimento e desenvolvimento das células fetais, comprometer o suplemento fetal de oxigênio e alterar as instruções de replicação celular, podendo fazer com que o bebê nasça com anormalidades.
Muita calma nessa hora - Mas as gestantes não precisam ficar de cabelo em pé com medo de o seu bebê nascer antes do tempo ou com alguma alteração já que bebeu algumas xícaras de café, tomou refrigerante de cola no aniversário da amiga.
Segundo estudo da nutricionista Rita Adriana Gomes de Souza, o consumo de cafeína em doses baixas não traz prejuízos para a gravidez e nem para o desenvolvimento do bebê.
A Agência de Classificação de Alimentos Inglesa estabelece que uma mulher grávida pode consumir até 300mg de cafeína por dia, o equivalente a quatro xícaras de café solúvel (75 mg de cafeína por xícara) ou três de café fresco (100 mg por xícara) ou seis xícaras de chá (50 mg cada uma) ou oito latas de refrigerante ou 400 gramas de chocolate.
Contudo, sempre consulte o seu médico para que o consumo da cafeína não prejudique sua gravidez e o seu bebê.
Dicas
Antes de engravidar já diminua o consumo de cafeína para se acostumar com a menor quantidade diária e não prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Antes de satisfazer os seus desejos, lembre-se no serzinho que está se formando dentro de você.
O ideal é conversar muito com o médico de confiança e saber qual a opinião dele sobre o consumo da cafeína

24 de novembro de 2010

O ácido fólico

Gente me desculpem a ausência!!!
Graças a Deus eu estou trabalhando bastante e as vezes chego tarde,
então fica um pouco difícil entrar no blog...
Mas eu estou aqui sempre tá!
Bom como toda boa treinante, eu venho me preparando, e preparando o meu corpo,
para uma nova vida!!! e um dos cuidados que eu acho importante, é tomar sempre o
ácido fólico!
 Alguns médicos recomendam que se comece a tomar pelo menos três meses
antes de engravidar, já outros acham que é bom toda mulher tomar durante a idade
reprodutiva, ou idade fértil, e tem ainda as mulheres que começam a tomar quando descobrem
que já estão grávidas!
Como as opinões se dividem, isso pode ficar a critério de cada mulher! Eu já tomo, à dois meses!
Que foi quando, nós decidimos que deixariamos as coisas acontecerem, conforme a vontade Divina!
Ou seja quando vier já estarei preparada!

O ácido fólico, não tem contra-indicação e não faz mal! Então porque não tomar??? Já que pode trazer grandes benefícios á nossa saúde! E não custa muito! Eu tomo o Folifolin, todos os dias antes de dormir!
Achei fácil colocar esse horário porque não esqueço!
Bom vou complementar o post com uma matéria fácil e rápida, para que vocês possam conhecer um pouco mais!
E além disso, o ato de tomar o ácido fólico, me faz sentir que já sou um pouco mãe de novo, pois sinto mesmo que é um jeito de fazer um novo ninho para o irmãozinho ou irmãzinha do Felipe!


Ácido fólico na gravidez: seu nenê precisa


Toda mulher que deseja ter um filho precisa redobrar a atenção para a sua alimentação e hábitos. Os cuidados com a gravidez devem ser tomados antes mesmo da mamãe estar grávida. Um bom planejamento para os próximos nove meses diminui, e muito, as chances de alguma alteração congênita no bebê.
Portanto, saber o que comer neste período é fundamental. Digo isso porque toda futura mamãe precisa guardar esse nome na agenda: Ácido Fólico, que é uma vitamina do complexo B presente no espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo.
A deficiência de ácido fólico na alimentação da mamãe pode causar uma má-formação do tubo neural do bebê que está começando o seu crescimento e desenvolvimento dentro da barriga.
O tubo neural é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. Ele se desenvolverá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê.
Pois bem. Sem o ácido fólico o tubo neural pode não se fechar completamente, causando alterações como anencefalia, quando o bebê nasce com uma pequena parte ou mesmo com ausência de cérebro levando a morte poucos dias depois do nascimento, ou espinha bífida, que é a exposição da medula espinhal e que deixa seqüelas de graus variados.
Estudos mostram que a ingestão de ácido fólico três meses antes de a mulher engravidar e três meses depois da fecundação previne em mais da metade as chances do bebê vir a apresentar alterações do tubo neural.
Essa deficiência é um dos problemas que podem ser evitados antes mesmo do início da gravidez.

Lembrete - Não adiante ingerir a vitamina quando a mamãe descobre que está grávida. Normalmente quando se descobre a gestação, o tubo neural já se formou e não há mais tempo do ácido fólico agir.
Uma mamãe bem atenta e cuidadosa, que consulta seu médico antes de engravidar e recebe todas as orientações do pré-natal, pode reduzir os riscos do seu bebê nascer com algum tipo de problema.

Reforço de ácido fólico - Por vezes, só a alimentação não oferece a quantidade suficiente de ácido fólico que a mulher precisa ingerir diariamente, pois o cozimento dos alimentos diminui a ação da vitamina. Os médicos recomendam uma suplementação para que a dose recomendada de ácido fólico seja ingerida pela futura mamãe.
A quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde e defendida pelos médicos é de 0,4 miligrama por dia de ácido fólico para a prevenção de ocorrência dos defeitos do tubo neural. As mamães que já tiveram um filho com algum tipo de alteração do tubo neural merecem dose extra de ingestão dessa vitamina.

O ácido fólico previne outras alterações também como doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio-palatina. Para a mamãe, a vitamina traz benefícios como prevenir doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.
A prevenção é o melhor caminho. Planejar uma gravidez é um ato de amor que você, futura mamãe, faz para que o seu “quase” bebê possa crescer e se desenvolver de forma adequada.
Dicas
Antes de tomar qualquer medicação consulte seu médico.
Se já tem histórico na família de defeito no tubo neural, além do ácido fólico, é recomendado o aconselhamento genético antes da gravidez.
Uma alimentação saudável e balanceada é sempre um bom começo para qualquer gestação.

12 de novembro de 2010

Parto Humanizado!!! uma parte da minha história...

Oi gente!!!
me desculpem a ausência!
Estou trabalhando bastante esses dias!
Quem se lembra da enquete que eu fiz aqui no blog???
bom, saiu o resultado e a matéria mais votada foi:

  Parto humanizado e Casas de Parto

Adorei!!! e vou poder escrever a matéria todinha!
 pois eu tive um parto humanizado, e foi numa casa de parto!!!

Bom, pra começar, eu sempre tive medo de hospital... rsrs!
tinha muito medo de médico, injeção, e como não tenho convênio
médico, tinha medo de ser mal-tratada no hospital na hora da dor...
durante a gravidez me aprofundei muito no assunto de parto normal!
pois também tenho medo de cesáreas, coisa da minha cabeça!

Tinha muita vontade de ter o Felipe no Amparo Maternal, porque sei
que lá a gestante tem muito apoio e compreensão da equipe,
e eu queria muito ter a companhia do meu marido na hora H. Um dia
minha vizinha comentou que a amiga dela tinha tido bebê numa casa de parto,
e como eu já tinha assistido algumas matérias a respeito, fiquei super interessada.
procurei na internet e encontrei o telefone da Casa Angela, que foi onde a amiga
havia parido! eu já estava na 28º semana!!! e fui cheia de medos procurar a
casa! tinha medo de não ser aceita, pelo tempo da gestação!
mas pra minha sorte, eu estava com o pré-natal
em dia e com a gestação super saudável, e depois de uma entrevista com a Dr. Anke,
fui muito bem recebida por todas!!!

Lá na casa, eu frequentei várias reuniões de gestantes e mães, os grupinhos; de grávidas
com a mesma idade gestacional, e os grupões; de todas as meninas que eram atendidas na casa!
me diverti muito e também aprendi muito! cada reunião tinha um tema, e era indispensável,
a única exigência da casa, é que todas as gestantes participem de todas as reuniões!
cada tema é importante, para que dê tudo certo na hora do parto, afinal, não tem
cesárea numa casa de parto! é tudo na raça! e quase todas as mulheres, praticamente 90%,
tem sim capacidade de ter um parto normal!!!

lá na Casa Angela fiz minhas últimas consultas de pré-natal, e conheci a
Ivanilde, minha futura parteira (enfermeira obstetra), que também é professora universítária na Unasp,
fizemos algumas consultas, e ela me deu as instruções para eu montar meu plano de parto!
Gente, é assim mesmo! eu escolhi tudinho, desde as posições do pré-parto, as pessoas que iriam
assistir,as músicas, o tipo de parto que eu queria...enfim, tudo mesmo! foi como um sonho!
acreditar que aquele apoio todo era real, era humanizado 100%!
acho importante isso tudo porque é um momento muito delicado, e tem que ser tratado com
muito carinho mesmo! foi um ritual maravilhoso cuidar de todos os detalhes!
eu escolhi a posição de "cócoras" como favorita, por causa da lei da gravidade,
que ajuda bastante o bebê a descer, abri mão de qualquer intervenção, como
anestésicos e episiotomia, queria tudo  o mais natural possível, mas só pra avisar,
em casa de parto é assim mesmo, tudo beeeeeem natural!

Lembro que a última consulta que eu tive foi na quinta-feira dia 08/04, e graças aos exercícios
que eu aprendi a fazer lá na casa, já tinha 3cm. de dilatação! No domingo, 11/04, comecei a
sentir contrações ritmadas,mas ainda tinha dúvidas se já era a hora, apesar da ansiedade;elas pareciam cólicas num grau de dor médio...
então me deu vontade de fazer xixi, e nessa hora o tampão mucoso saiu, parecia um catarro com sangue, mas era claro!
liguei para a Dau, que foi minha enfermeira de consultas lá na Casa, ela me orientou a ficar calma e fazer exercícios leves, andar, agachar e rebolar bastante, e na hora das contrações eu apoiava as mãos na parede e empurrava, como se tentasse movê-la...

quando foi meia noite, nos encontramos lá na Casa Angela para elas poderem me ajudar na evolução,
tomei um chá e fiz o primeiro toque, quase 4cm, tava indo bem, e apesar do meu plano de parto estar cheio de gente, resolvi não chamar ninguém por enquanto, pra não ficar nervosa... o bicho tava pegando e a dor aumentando! as sete e meia da manhã pedi pra alguem ligar pra minha mãe, e pra ela avisar todo mundo,
as nove já tinha platéia!!! a dilatação tava bem avançada, mas como era tudo natural demorou um pouco!
tive medo de fazer cocô na hora do parto, e cometi uma falta grave, não comi nadinha!!! nem água eu aceitava! digo que foi uma falta porque fiquei sem energia mais pra frente... e não consegui fazer força na hora certa!

meio dia eu já estava muito cansada, porque passei a noite sentindo contração e não dormi, nem comi nada!
a Ivanilde estourou minha bolsa e eu já estava com 8cm, as contrações eram muito fortes, eu devia ter comido!!! ia ser bem mais facil! passei um tempão só na ultima fase, a expulsão! mas no fim das contas precisei de uma episiotomia, meu marido segurava uma perna, minha mãe segurava a outra, a Dau fazia massagem e a Ivanilde tava na "defesa", pra segurar o meu bebezão!

E finalmente ás 15:21 ele chegou!!! Lindo, forte, com 49cm,   3,650kg  muito cabeludo e com muita fome!
que som maravilhoso, aquele chorinho gostoso, que eu vou me lembrar pra sempre...meu meninão Felipe!
ninguém teve coragem, então eu mesma cortei o cordão umbilical... inesquecível! já não tinha mais dor, nem contração, e eu ouvia a galera toda gritando do lado de fora da sala de parto! NASCEU!!! 

Gente, apesar de toda a dor, com certeza eu faria, e vou fazer tudo de novo!!!
e aconselho, façam isso por vocês e pelos seus filhos, é o melhor jeito de começar uma vida!
o parto natural é lindo e necessário, nós mulheres nascemos com esse dom, Deus fez o nosso corpo do jeito certo, todas podemos!

o parto natural, sem intervenções é ótimo para a saúde do bebê e da mãe! e o humanizado é importante no sentido de dar apoio aos laços familiares, todo mundo ajuda o bebê a chegar! Vale a pena!
procurem as casas de parto, conheçam o trabalho, apoiem, é muito importante resgatarmos o verdadeiro sentido do parto natural! eu tinha medo de cesáreas mas lá aprendi que quando são usadas da forma correta, elas são uma benção porque algumas mulheres realmente precisam delas!!!

Meninas, espero que tenham gostado da minha "história-matéria"! e se ficaram com dúvidas ou se eu deixei faltar alguma coisa, me avisem!!! com certeza eu vou responder!!!
acho que vou ficando por aqui!
muitos beijos

Talita Lima
(essas fotos foram no dia seguinte ao parto, lá na Casa Angela)



gostaria de agradecer de todo coração,  toda a equipe da Casa Angela, mais do que profissionais, vocês são minhas Amigas! fazem parte da minha história e da história do Felipe! tenho certeza de que se ele pudesse um dia falar com vocês, as amariam muito assim como eu as amo!
é isso mesmo, eu amo demais todas vocês!
um beijo no coração!!!
Talita

7 de novembro de 2010

CORRENTE POSITIVA!!!

Estou torcendo muito pelo positivo de uma amiga virtual!!!!
elá está esperando que ele chegue esse mês! vamos todas torcer
numa gande corrente de pesamento positivo!!!
vai ser dessa vez!!!
um beijão para todas!!!
Talita Lima

Síndrome do Ovário Policístico

Olá meninas, encontrei uma matéria muito legal para vocês, sobre Ovários policisticos! tenho casos na familia, e achava que isso era sinônimo de infertilidade, mas como vocês vão ver,, não é bem assim! tem tratamento e as vezes nem é tão complicado assim pra quem quer engravidar! bom não vou adiantar tudo!!! dêem uma olhada, e qualquer dúvida é só mandar que eu responderei com carinho!!!
uma boa leitura e aproveitem a matéria!

Beijosss


É difícil achar uma mulher que passa a vida inteira sem ter uma reclamaçãozinha de sintomas relacionados a alterações hormonais. E há uma alteração hormonal que afeta 10% das mulheres em idade reprodutiva, conhecida por Síndrome do Ovário Policístico.
O nome é bem estranho, mas as causas são bem conhecidas. Os sintomas mais comuns dessa síndrome são aumento de pêlos na região do queixo, abdômen e buço, pele oleosa e acne, aumento de peso, pequenos cistos no ovário detectados por um ultrassom e ciclos menstruais desregrados, fazendo com que a mulher menstrue apenas de duas a três vezes ao ano.
A Síndrome do Ovário Policístico pode prejudicar a gravidez. Por conta do ciclo menstrual espaçado, a mulher pode ter dificuldade de engravidar, tendo, às vezes, que recorrer a outros métodos para acontecer a fertilização.
Que fique bem claro: nem toda mulher que tem pequenos cistos no ovário desenvolverá a Síndrome. Para o diagnóstico, além dos pequenos cistos, todos os outros sintomas, principalmente a alteração nos ciclos menstruais, precisam estar associados.
Há mulheres que já tiveram filhos e nunca tiveram sintoma e que, um dia, por um ultrassom, descobrem que têm ovários cheios de pequenos cistos, mas que não alteram em nada o metabolismo.
Dieta - A obesidade pode ser uma das causas da síndrome do ovário policístico, piorando as condições, pois inibe a ação da insulina na célula, aumenta o nível de glicose no sangue e faz com que o pâncreas produza mais insulina. A mulher começa a ter alterações menstruais e aumento dos pêlos, mas isso tende a regredir com o emagrecimento.
Outra causa é uma produção maior de hormônios masculinos por conta dos cistos no ovário ou por alterações da hipófise e hipotálamos, responsáveis pelas produções dos hormônios do organismo. Tendo como conseqüência aumento do tamanho dos ovários e ciclos menstruais espaçados.
Controle diário - Não há cura para a Síndrome do ovário policístico, mas o tratamento regulariza os sintomas e isso vai depender muito da fase em que a mulher se encontra. Se estiver na puberdade, o que incomodará serão os pêlos em excesso, as acnes e o aumento de peso.
Muitas vezes só o emagrecimento é o suficiente. Já a mulher que queira engravidar deve fazer uso de medicamentos que estimulem a ovulação. Se não der certo, a fertilização in vitro é outra solução.
O tratamento deve ser feito e a síndrome deve ser acompanhada, já que as mulheres que a apresentam essa síndrome têm riscos maiores de desenvolverem diabetes tipo II, distúrbios cardiovasculares, hipertensão e até câncer.
Dicas
Ao perceber os sintomas da síndrome, procure um endocrinologista ou um ginecologista.
Se estiver acima do peso, alimente-se saudavelmente e faça exercícios físicos. Emagrecendo alivia os sintomas.
A Síndrome do ovário policístico não quer dizer que nunca terá filhos. Muitas engravidam sem tratamento e outras somente com a indução da ovulação

Fonte: guiadobebe

6 de novembro de 2010

ESTOU MUITO FELIZ!!!

Pessoal, meninas e meninos!!!
muito obrigada pela força que todos estão me dando  com o blog!!!
estou amando fazer isso junto com vocês!!!
Tenho alguns pedidos...rsrsrs
cliquem na opção seguir este blog, assim fica mais fácil p eu saber quem está entrando!
pois só consigo saber o numero de visitas!
deixem todas as suas sugestões e criticas, assim poderei deixar nosso cantinho com a nossa cara!
e por favor, me deixem suas dúvidas e preferências!
prometo responder a todas, com muito carinho!
se preferirem podem me mandar por e-mail
o meu é:
srta.tls@gmail.com
de acordo c a sua vontade, eu deixo ou não, o nome na resposta, que postarei aqui para que todos possam utilizar a informação! só deixarei o nome de quem me permitir!!! podem confiar!!!

e quem quiser a fotinho lá na galeria, é só me mandar por e-mail, com nome e idade da criança!!!

Um beijo no coração
Talita Lima

o Aleitamento materno!!!


Oi meninas!!! Hoje vou postar sobre a importancia do aleitamento materno... Vocês já sabem que eu escrevo como mãe, eu não sou profissional da área, então eu pesquiso e reúno os melhores artigos aqui para vocês... e com certeza não poderia deixar de fora um assunto tão importante! Sei que algumas mães se queixam de dores na hora da amamentação, mas podem ter certeza que é possivel aprender direitinho e não sentir nada além do prazer imenso que é amamentar!!! Essa fotinho é do meu príncipe no seu momento... ele sempre me fazia um carinho, assim como está na foto!!! É o momento que mais me deixa saudades do meu bebê...  bom aproveitem bem a matéria e não percam essa oportunidade divina, quando chegar a vez de vocês!!! Um super beijo no coração...
 O aleitamento materno é o método óptimo de alimentação no início de vida. O leite materno é o alimento ideal, nutricionalmente completo e que reforça os laços afectivos entre mãe e filho.
O leite materno fornece todos os nutrientes que o seu filho precisa nos primeiros 6 meses de vida e continua a ser a maior fonte nutricional durante o resto do primeiro ano de vida.
Para além disso, o leite materno contém substâncias protectoras contra infecções, alergias e outras doenças, tais como factores de crescimento, hormonas, imunoglobulinas, e outras.
Os benefícios são maiores quanto maior a duração do aleitamento materno, pelo que quanto mais tempo conseguir dar de mamar melhor. Esses benefícios permanecem muito para além da paragem da amamentação, chegando mesmo à vida adulta.
O aleitamento materno é o melhor para o seu filho, porque:
  • Fornece-lhe todos os nutrientes necessários
  • Protege-o de alergias, infecções e outras doenças
  • Contribui para crescimento e desenvolvimento saudáveis
  • Contribui para a saúde global do seu filho
  • Ajuda-o no desenvolvimento da fala, da visão e a inteligência
  • Promove uma relação especial entre si e seu o filho
  • Facilita o desenvolvimento emocional saudável
  • Leva a um  menor número de consultas médicas e internamentos hospitalares
 O leite materno:
  • Adapta-se ao apetite e sede individual do seu filho
  • Varia, na composição e na quantidade, ao longo da vida do bebé, ao longo do dia e ao longo da mesma mamada
  • Não é uma alimentação monótona, porque permite o contacto com uma variedade de sabores dependentes da alimentação da mãe, facilitando ainda a introdução posterior da dieta familiar
  • Facilita a digestão e o funcionamento do intestino
Quais as vantagens do aleitamento materno e para quem?


Vantagens para o bebé:
  • Fica mais protegido contra algumas doenças
  • Protege de algumas alergias, especialmente em famílias com maior risco
  • Maior protecção contra microrganismos específicos, como vírus e bactérias
  • Menor probabilidade de infecções respiratórias, como pneumonias e bronquiolites
  • Maior resistência para diarreias, otites e infecções urinárias
  • Melhor desenvolvimento da visão
  • Redução da cárie dentária, melhor desenvolvimento mandibular, dentário e da fala
  • Maior protecção para doenças crónicas, como diabetes mellitus, doença de Crohn, colite ulcerosa e doença celíaca
  • Menor probabilidade de obesidade
  • Menor probabilidade de eczemas e asma
  • Redução do Síndrome de Morte Súbita do Lactente
  • Redução de risco de enterocolite necrosante em bebés prematuros
  • Melhor resposta às vacinas
  • Se o bebé está doente, dá conforto, ajuda a hidratar e a recuperar mais rapidamente
  • Mesmo em países desenvolvidos, existe uma probabilidade de internamento hospitalar 3 vezes menor
 Vantagens para a mãe: 
  • Promove uma recuperação rápida após o parto (exemplos:contribui para a diminuição das hemorragias e facilita a recuperação da silhueta corporal anterior à gravidez)  
  • Diminui o risco de cancro da mama, cancro do ovário na fase pré-menopausa, osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e artrite reumatóide
  • Atrasa a menstruação, sendo um importante factor no espaçamento das gravidezes e controlo da fertilidade (não deixando de ser necessário ir à consulta de Planeamento Familiar)
  • É simples e conveniente, sempre pronto, sem aquecimentos, preparações, desinfecções (dispensando a enorme quantidade de utensílios necessários quando o bebé é alimentado com leite artificial)  
  • Aumenta a confiança da mãe, a sensação de bem estar e a segurança
  • Promove a ligação com o filho
  • Menor absentismo escolar/laboral
  • Poupa tempo (biberões para lavar, para aquecer, leites para preparar)
Vantagens para a Família
  • Poupa dinheiro em latas de leite, biberões, tetinas, esterilizações
  • Poupa dinheiro em gastos com a saúde
  • Diminui a necessidade de faltar ao trabalho 
  • Facilita viagens, deslocações, passeios e mobilidade no geral
Vantagens para o ambiente:
  • Permite poupar energia e recursos alimentares
  • Evita a produção de lixo não deteriorável facilmente (latas, biberões, tetinas, outro material para limpeza ou desinfecção, por exemplo)

4 de novembro de 2010

Tudo o que vc queria saber sobre período fértil!!!

O "momento fértil" de uma mulher ocorre ao redor da metade do ciclo, quando a ovulação acontece. Quando um casal tem coito durante esse momento, os espermatozoides nadam dentro do muco cervical. Este muco normalmente está receptivo aos espermatozóides no momento da ovulação.De forma gradual, os espermatozóides nadam para dentro do útero em direção à trompa de Falópio, onde o óvulo deverá estar, e aonde pode ser fecundado pelo espermatozóide. O óvulo pode ser fecundado durante as 24 a 48 horas posteriores.

Durante os 2 ou 3 dias seguintes, o óvulo fecundado, que agora é um embrião, se desenvolverá dentro da trompa e se moverá em direção ao útero aonde se implantará no revestimento interno uterino. O revestimento interno do útero (endométrio) foi preparado para receber o embrião pêlos hormônios femininos estradiol e progesterona.

A concepção e a gravidez dependem de uma complicada relação entre os fatores reprodutivos, tanto no homem como na mulher. Uma falha nestes fatores, em qualquer uma das partes, pode influenciar a fertilidade. Por esta razão, é importante entender as funções reprodutivas normais tanto no homem como na mulher.
Em que momento do ciclo menstrual ocorre a fecundação.
O ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação e termina com uma nova menstruação 24 a 35 dias depois, salvo se ocorrer uma gravidez nesse ciclo. Para que ocorra gravidez tem que haver fecundação, mas nem todas as fecundações resultam em gravidez. Para que ocorra fecundação tem que ter havido ovulação e ocorrido um coito num dia próximo à ovulação, porque para haver fecundação é necessária a união de um óvulo com um espermatozóide, ambos em condições de efetuar a fecundação. Esta condição se cumpre somente quando o coito ocorre dentro dos cinco dias antes ou no mesmo dia da ovulação. Mesmo quando se cumprem essas condições, a fecundação ocorre em não mais da metade dos casos, quer seja porque os gametas não se encontram, ou porque eles são defeituosos ou porque o encontro acontece num ambiente que impede que esta aconteça.
Aproximadamente 90% dos ciclos menstruais são ovulatórios, e a ovulação pode ocorrer em qualquer dia entre o 10º e o 22º dia. A ovulação é o processo no qual o óvulo termina o seu amadurecimento e é expelido do ovário. Uma vez ocorrida a ovulação, o óvulo tem que ser fecundado nas 24 horas seguintes. Se a fecundação não ocorrer, o óvulo inicialmente perde a capacidade de formar um novo indivíduo e depois se desintegra. Portanto, estas características do óvulo determinam que a fecundação pode ocorrer apenas em um dos 13 dias entre o 10º e o 22º dia do ciclo menstrual.
Quanto tempo depois de um coito ocorre a fecundação
Muitas pessoas pensam ou acreditam que a fecundação acontece durante ou imediatamente após a relação sexual, mas não é assim. Depois de um coito, os espermatozóides podem permanecer no aparelho genital da mulher, mantendo a sua capacidade fecundante, até seis dias. Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito. Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito. Portanto, nem todos os indivíduos iniciam sua existência no dia seguinte ao dia do coito.
O que acontece com os espermatozoides depois de um coito normal.
Num coito depositam-se centenas de milhões de espermatozoides na vagina. Nas melhores condições, milhares deles entram no colo uterino e permanecem neste local. Somente algumas centenas sobem rapidamente até a trompa de Falópio, mas estes não têm capacidade fecundante. Aqueles que ficaram no colo do útero deixam gradativamente o local em grupos e sobem até as trompas nos dias sucessivos. Desses grupos, alguns espermatozóides aderem-se, durante horas, às células da mucosa tubária, onde adquirem a capacidade fecundante. Após adquirirem a capacidade fecundante liberam-se das células da trompa e mantêm a capacidade fecundante por poucas horas ou minutos, nos quais devem encontrar o óvulo e penetrá-lo. Por isso é necessário que continuem chegando novos espermatozoides que os substituam até que aconteça a ovulação.
A migração até o sítio da fecundação nunca pode durar mais de seis dias depois de um coito. Entretanto, a vitalidade do óvulo é muito mais curta, de algumas horas apenas.

fonte:anticoncepcao.org

Testes de gravidez...caseiro???

Meninas eu não estou ficando louca!!!!
vi alguns desses testes na net,e fiquei super curiosa, será que dá certo???
eu nunca tentei...tá, só o do cloro! rsrsrsrs e deu um verdadeiro negativo, pois eu não estava grávida!
achei interessante, afinal a minha vó não tinha um teste de farmácia a mão quando desconfiou que ia ser mamãe...
gente é só informação, se alguem estiver desconfiada de um positivo faz um Beta!!!!
boa sorte pra todas e muitos positivos!!!!

Teste marroquino:
Colocar o xixi antes de ir dormir num recipiente e fechar (tipo os usados nos testes de urina) colocar uma agulha dentro, deixar fechado no minimo 8h. No outro dia ver o resultado, se mudar de cor esta grávida;
Teste do cloro:
Você coloca o xixi num copinho plástico e acrescenta um pouco de cloro ou água sanitária, se mudar de cor é positivo, se ficar da mesma cor é negativo;
O teste da fervura:
Coloque o xixi em uma panela (que nao usa é claro, rsrs), e coloca para ferver, se ferver como água é negativo, mas se ferver como leite , formar uma natinha é positivo;
Teste do cotonete:
Você introduz o cotonete na vagina perto do colo do útero, se sair branquinho é sinal que a menstruação não está para vir, se sair rosinha ou vermelhinho sinal que ela já está chegando.

Bjssss Talita

Sexo e Gravidez...

Entendendo a importância da sexualidade
durante a gravidez, o casal pode enfrentar cada vez
mais unido e fortalecido, as mudanças que ocorrerão
a partir de agora no próprio núcleo familiar.


A gravidez para o casal é um período de adaptações físicas, emocionais e também sexuais. É importante ressaltar que não só a mulher passa por mudanças nesta fase, mas o homem também .

O crescimento abdominal, a sensibilidade mamária, náuseas, vômitos e a maior lubrificação entre outros, são alterações orgânicas que as mulheres sofrem durante a gestação e que podem influir na vida sexual do casal por gerarem desconforto.

Os homens não tem alterações orgânicas, mas como as mulheres, podem ser afetados por questões emocionais como ansiedade em relação ao parto, a criação do filho e a responsabilidade de ser pai. A mulher pode não se sentir atraente, feminina, diminuindo com isto sua auto-estima. Pode ser conflitante estar num momento divino e ao mesmo tempo não estar gostando de si. Torna-se necessário que homem e mulher estejam atentos a seus sentimentos e procurem orientação para melhor entendimento destes.

Pai e mãe devem acompanhar juntos todos os momentos, sendo um apoio e a segurança do outro, garantindo a aproximação e a continuação da sexualidade.

Novas posições, novos toques, novas sensações podem ser descobertas e apreciadas pelo casal em busca de intimidade.

Além disso, uma gravidez indesejável, uma má relação entre o casal, medo de machucar o bebê (fato não possível), podem propiciar um distanciamento gerando falta ou precariedade da vida sexual.

Na verdade, nada impede que a vida sexual continue como era anteriormente a esta fase. O que o casal precisa é se adaptar a este novo momento de suas vidas. Isto não quer dizer que a vida sexual do casal sempre piore na gravidez. Pode também melhorar quando a gravidez é desejável e o casal está preparado, gerando aproximação e entendimento entre eles.

Na verdade, os fatores que podem levar o casal a uma diminuição na qualidade sexual nesta fase são: a má informação e a má orientação.

É importante ressaltar que nos referimos a gestação normal, isto é, sem riscos para o feto e para a mãe. Neste caso a análise citada deve ser reavaliada.

fonte: clube do bebê

9 Alimentos para evitar durante a gravidez...

O que será que se pode comer durante a gravidez? Tudo numa gravidez é uma interrogação e as dúvidas soam a toda a hora. No que respeita ao que se pode comer durante a gravidez saiba que existem alguns tipos de alimentos ou comidas que deve evitar.
A gravidez desencadeia mais apetite devido ao aumento de certas hormonas. Porém, apesar de lhe poder apetecer muito um certo tipo de alimento ou de comida, mantenha-se fiel a comidas baixas em bactérias. Não se iniba em perguntar ao seu médico tudo o que pode ou não pode ingerir durante a gravidez. É sempre melhor prevenir… já diz o ditado.

1. Carne mal passada

Nunca, mas nunca, coma carne mal passada. Coma carne sempre bem passada. O bife tártaro não pode estar na lista de desejos de grávida. Sempre que cozinhar carne tenha a certeza que está bem cozinhada.

2. Peixe cru

Se é amante de sushi, esqueça, por muitos desejos que tenha evite o sushi, sashimi, ou qualquer tipo de peixe cru, ou mal cozinhado. A probabilidade de sofrer uma intoxicação alimentar é grande, por isso, esqueça o peixe cru. O mesmo se passa com o peixe fumado. Todos os alimentos devem ser muito bem cozinhados.

3. Peixe com alto teor de mercúrio

A ingestão de peixe é importante, especialmente a ingestão dos mais ricos em ómega 3, importantes para o bom desenvolvimento do cérebro do bebé. Até cerca de 400 gramas por semana é seguro ingerir peixe. O peixe com alto teor de mercúrio, como o peixe-espada, merluza, agulhão e atum é rico em mercúrio e deve ser ingerido com moderação.

4. Ovos crus

A maionese caseira é para esquecer. As salmonelas podem ser muito nocivas ao bebé. E comer a restante massa do bolo por cozer, também não pode ser.

5. Bebidas por pasteurizar

Não beba nada, nem coma alimentos que não estejam pasteurizados. Isto inclui leite e sumos. A pasteurização faz com que o leite ou os sumos sejam aquecidos a uma temperatura que mata os microrganismos sem modificar as características do alimento. Por isso, verifique sempre se os sumos e leite são pasteurizados, antes de os ingerir.

6. Queijos moles

Os queijos são grandes fontes de bactérias. Especialmente os queijos moles e frescos que são feitos de leite não pasteurizado - contêm bactérias como a Listeria (responsável pela listeriose), devem ser evitados quando se está grávida. Os queijos como o queijo azul, camembert, feta, brie, créme, fresco, etc… são para evitar.

7. Enchidos

Um dos alimentos de risco e que se devem evitar são os enchidos, tal como os queijos, pois podem conter a bactéria Listeria, responsável pela listeriose.

8. Adoçantes artificiais

O Ciclamato é completamente desaconselhado para qualquer pessoa, não só durante a gravidez. A Sucralose, Aspartame e Sacarina são consideradas relativamente seguras se forem ingeridas com bastante moderação. Porém, recentes estudos associaram o consumo destas substâncias ao aumento do cancro em animais de laboratório.  

9. Infusões de ervas

Embora ainda não esteja confirmado a 100%, não é aconselhável ingerir infusões de ervas durante a gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre.

fonte: de mãe pra mãe

Fertilidade também depende de você!

Quem anseia por um bebé passará certamente pela fase da fertilidade. Embora conceber pareça uma ocorrência natural, ajudar a natureza a ajudá-la a si poderá revelar-se um sucesso. Descubra um pouco mais acerca da fertilidade.
Existem alguns factores que influenciam a fertilidade, nomeadamente os factores relacionados com o estilo de vida. Independentemente do seu tipo de corpo, existem muitos factores importantes a ter em conta para quem deseja conceber.

O estilo de vida…

Quer seja relativamente a si, quer seja relativamente ao seu companheiro, o estilo de vida que mantém é um grande factor de sucesso, para conseguir ser bem-sucedida ao nível da sua fertilidade. A obesidade, o stress, a poluição e o tabaco são os factores ambientais que mais contribuem para a infertilidade.
Uma mulher ou homem que fume tem uma capacidade de conceber muito inferior a quem não o faça. Todos sabem que fumar é extremamente prejudicial a quem o faz, bem como à vida a ser concebida. Se o seu sonho é ser mãe ou pai, e fuma, a primeira coisa que deve fazer é deixar de fumar, ontem.
Ao lado do tabaco está a poluição: se frequenta ambientes muito poluídos, pouco arejados, um destes factores ou o conjunto deles pode estar a limitar a sua fertilidade, e o sonho de ter uma nova vida nas suas mãos. Saia de casa, apanhe ar fresco, dê caminhadas ao ar livre, viva uma vida saudável em ambiente saudável, isto será elementar para si e para o seu futuro rebento.
O stress é outro factor que está cada vez mais ligado aos casos de infertilidade ou de dificuldade em engravidar. Viver uma vida mais calma é fundamental para conseguir bons níveis de fertilidade.
A obesidade é outro factor que limita a capacidade de engravidar, pois a obesidade é um factor que está directamente ligado à baixa fertilidade. Antes de engravidar, deve estar em boa forma física e ter um índice baixo de massa corporal gorda. Converse com o seu médico acerca do seu peso, e trabalhe com ele para chegar a um equilíbrio.

Comer “fertilmente”…

O que come pode contribuir muito para o sucesso da concepção. Antes de pensar em ter um bebé na sua barriga, deve ter em conta o que lá põe dentro. Muitas mulheres têm algum tipo de problema digestivo, bem como algum tipo de problema da tiróide associado. Durante a fase de pré-concepção é importante que ingira alimentos frescos e fáceis de digerir, juntamente com um suplemento vitamínico. Por vezes, uma variação na alimentação pode representar um grande aumento da fertilidade. Opte por alimentos biológicos com baixo índice de glicemia, ingira refeições fáceis de digerir e insira na sua alimentação pratos que incluam quinoa, tempeh , tabule, …

O meio ambiente…

Cada vez mais existem estudos que ligam inúmeras coisas que estão ao nosso redor à infertilidade, tais como químicos, pesticidas, parabenos que se encontram em alguns produtos de estética ou ftalatos que se encontram em alguns plásticos, entre muitos outros. Por isso, é cada vez mais importante levar uma vida verde e orgânica, especialmente quando se tenta conceber. Optar por produtos de limpeza biológicos, cosméticos naturais e uma alimentação biológica, é fundamental.

O que a mente decide…

A capacidade que a mente pode ter sobre o corpo é enorme. Uma mulher ou um homem têm uma capacidade tremenda de conseguir efeitos incríveis. Manter um espírito positivo e aceitar que existe sempre esperança é essencial para uma vida positiva e por consequência para conseguir grandes feitos, tais como conceber.  Saiba que pode sempre influenciar a sua fertilidade de forma positiva!

E tudo junto….

Aumentar o estado geral da sua saúde, balancear os níveis hormonais, fortalecer o sistema imunitário, antes de optar por uma escolha médica, deve ser a primeira atitude a ser tomada. Antes de desistir ou de optar por um meio de concepção apenas médico, não descure a possível combinação, do que está naturalmente ao seu alcance em conjunto com a aptidão da medicina moderna. Se está a tentar conceber é muito importante que não deixe tudo nas mãos da medicina; colabore com ela, mantenha um corpo saudável, faça exercício, pratique uma boa alimentação, e viva num ambiente saudável. A fertilização é sempre melhor sucedida se combinar todos os factores.

Conversar…

Não se esqueça que conversar sobre os problemas é fundamental para os ultrapassar, por isso, fale acerca dos seus sentimentos e sobre o que se está a passar. Converse com o seu parceiro, família e com mulheres que estão a passar pela mesma experiência.


Fonte: de mãe pra mãe