4 de dezembro de 2010

VACINAS

Oi meninas!
Hoje vou postar sobre precauções importantes a serem tomadas, antes e durante uma gestação! As vacinas!
Sei que dói, é chato, e eu particularmente tenho uma pequena aversão contra elas mas, além de ser importante, essa atitude, já te coloca numa posição especial de mãe dedicada, mesmo antes do "fato consumado"!
Ou seja, tá tentando?? ja está esperando?? corre para o posto de saúde! todas elas são encontradas facilmente, e é grátis! 


 A primeiríssima, é a contra a rubéola! que é uma doença pequenininha, mas que numa gravidez pode causar grandes danos, desde surdez, até uma encefalite! E isso no seu bebê!!!
Recomenda-se que a dose da TRÍPLICE VIRAL (que combate o Sarampo, a Rubéola e a Caxumba), seja administrada em todas as mulheres em idade fértil, e nos homens quando há epidemias. Se você ainda não for imune, seja por já ter tido a doença, ou por já ter tomado a vacina, é indicado que a tome pelo menos um mês antes de começar a tentar engravidar! Pois a própria vacina pode ser nociva se já estiver grávida, se não deu tempo de tomar e seu bebê já estiver aí dentro, tenha cuidados redobrados principalmente nas primeiras semanas, no primeiro mês há um risco de contaminação de 50%, e depois de 16 semanas as chances do seu bebê ser afetado cai para 10%, mas é sempre melhor prevenir do que remediar!

Essa proxima que vou falar, é um pouco menos comum, por ser uma doença bem popular na infância, a Catapora, ou Varicela, acaba sendo deixada de lado, já que uma vez contraída, o corpo já produz as defesas necessárias! Ou seja, a Catapora só se "pega" uma vez! Mas se você não for imune, ou não sabe, pode sim tomar essa vacina, porém essa pede pelo menos três meses de intervalo, antes de uma gestação, o risco da doença na gravidez pode variar muito de acordo com a idade gestacional, sendo que nas últimas semanas antes do parto, pode causar danos maiores como a Herpes Zoster, no bebê!

Também pode-se tomar a vacina contra a Hepatite-B, que é uma doença que pode causar inflamações crônicas no fígado e pode ser transmitida, para o bebê na hora do parto. A vacina também está disponivel pelo SUS (sistema unico de saúde), e pode ser administradas em mulheres grávidas, já existe essa campanha que imuniza as gestantes a partir da 13º semana. Se você for portadora do vírus, que é detectado nos hemogramas de rotina no pré-natal, precisa seguir algumas recomendações de dieta, par evitar futuras infecções no fígado. E provavelmente na hora do parto, o bebê será lavado para tirar todos os vestígios de sangue, e tomará a vacina para ficar protegido. Depois de vacinado a amamentação não representa riscos para o bebê.

Uma das mais recentes, e não menos importante é a H1N1, também conhecida como "Gripe Suína", ela é indispensável para todas as gestantes, mesmo agora depois da epidemia ter sido controlada! Os sintomas da doença são praticamente os da gripe comum, mas a doença em si, é muito mais perigosa, causando riscos muito grandes a vida da gestante, e também ao bebê. Todos devem ser imunizados contra a doença, e a novidade é que sobraram muitas doses da vacina nas UBS's, e elas já estão liberadas para quem não foi imunizado no período estipulado da campanha.

E finalmente, uma das mais importantes, e também indispensável é a Antitetânica, essa pede um reforço nas mulheres já imunizadas, ou as doses tradicionais nas que não estão protegidas. O tétano também foi muito conhecido popularmente como "O MAL DOS SETE DIAS", que era quando a criança morria antes de completar a primeira semana, as vacinas protegem a mãe do tétano, e o bebê do "tétano neonatal" (antes dos 28 dias), que geralmente é causado por infecções no coto umbilical, a falta dos cuidados contra o tétano pode ser fatal, é realmente uma das mais perigosas, portanto não deixem de tomar.


Bom eu vou ficando, por aqui meninas!
Epero que tenham gostado da matéria e que ela tenha sido esclarescedora, mas, mesmo assim é indispensável, que se procure um médico no caso de dúvidas e suspeitas. Se precisarem de mais informações podem deixar nos comentários! Tenham um ótimo fim de semana!!!

beijos para todas!
Talita Lima

4 comentários:

  1. Primeiramente quero te dizer que teu blog está lindo e muito util! Parabéns

    Em segundo lugar, venho agradecer pelo apoio a felicidade com que recebeu o meu positivo. :)
    Fiquei até emocionada!
    Eu estou muito feliz! Não estava nada a espera de conseguir este mês e foi uma surpresa incrivelmente maravilhosa.

    Um beijinho grande e mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Amiga qdo der posta alguma coisa sobre toxoplasmose, pq parece que qdo uma mulher tem esta doença e engravida pode trazer problemas para a criança e parece que tem um tratamento,uma vacina alguma coisa assim...
    parabéns pelo blog tá mto legal
    ah, e parabéns pelo dia de hoje,muitas felicidades, saiba que torço mto por vc!!!

    bjsss

    ResponderExcluir
  3. JEI
    Querida como te falei no seu blog, jamais seria diferente!! p mim já é muito querida mesmo!!!
    Mais uma vez meus Parabés!!!


    ROSANA
    Amiga é claro que vou postar, adoro sugestões!!
    as vezes fico meio perdida nos assuntos, j´estou me preparando para o seu post, e para um outro muito especial... que por enquanto é surpresa!!
    bjsss2


    Talita

    ResponderExcluir
  4. Que legal!!! agora fiquei curiosa...rsrsrs
    bjsss

    ResponderExcluir