23 de dezembro de 2010

NIDAÇÃO!!!

Oi gente!
Primeiro, eu gostaria de agradecer de coração todos os acessos, visitas e comentários... gente, quem tem blog sabe o quanto é gostoso ver que as pessoas estão aprovando nosso trabalho, e acreditem se quiser, tenho muuuuuitas visitinhas internacionais, jurooo! Até países como Japão, USA, Croácia, França.... Sabe bem longe mesmo!!! Estou adorando! Então vou arranhar meu lado "poliglota"....


Obrigada!!!
Gracias!!!
Hvala!!!
Tack!!!
дзякуй!!!
おかげで!!!
Grâce!!!
Dank!!!
Thanks!!!
Grazie!!!

Agora vou explicar o porque dessa matéria... tenho perdido cabelos tentando entender um pouco mais sobre meu corpo durante os periodos que passamos, posso falar que sou praticamente uma especialista em periodo fértil, cauculos do dia D, técnicas e "mandingas do bem" para engravidar...rsrsrs
Mas para me confundir aparece a tal da Nidação, daí lá vou eu outra vez meter as caras na frente do PC, para saber um pouco mais sobre a tal novidade...(pra mim né)
Bom, como vcs sabem não sou profissional, sou curiosa (responsável)! Portanto, pesquisei, procurei, achei e selecionei, uma bela matéria sobre esse assunto para Nós!!!
Espero que gostem, e aproveitem para ficar por dentro dos "sinais", pois eles virão!!!
Um beijão bem grande


Talita Lima!!! ss2s2...




NIDAÇÃO

O termo nidação refere-se ao momento de implantação de um embrião na parede uterina que ocorre durante a blástula. Como o processo de deslocamento do embrião das trompas uterinas (onde ocorreu a fertilização) até o útero pode demorar cerca de 4 a 15 dias, então a fixação do embrião ocorrerá nesse intervalo de tempo (4° ao 15° dia após a fertilização).


Quando o embrião encontrar o endométrio (membrana mucosa que reveste a parede do útero internamente), ele irá liberar enzimas que irão  “digerir” as células endometriais e ao mesmo tempo, é envolvido por outras células em proliferação do endométrio.
Na maioria dos casos, a nidação ocorre na parede posterior do útero, no endométrio. No entanto, qualquer parte do órgão está capacitada para que o concepto tenha um bom desenvolvimento. Apenas a parte inferior do útero (próxima ao óstio interno), é um local muito perigoso, resultando em uma placenta prévia, possível de causar grave hemorragia durante a gestação ou mesmo, no momento do parto, podendo levar o feto à morte, devido à falta de oxigenação. Após todo esse processo, o próprio embrião passa a produzir HCG (Hormônio Coriônico Gonadotrófico) que irá impedir a regressão do corpo amarelo, mantendo assim a produção de estrógeno e progesterona.
No caso das mulheres, pode ocorrer o sangramento de alguns vasos para a luz uterina durante a implantação do embrião. Este sangramento coincide com o período menstrual esperado, sendo assim, a mulher pode ficar confusa quanto à data de início de sua gravidez. Além do sangramento, podem ocorrer também cólicas leves, ou ainda um corrimento de coloração escura ou amarelada.
Após a nidação, tem início a formação das estruturas embrionárias, como: placenta, cordão umbilical e saco amniótico e após a 5° semana de gestação, a placenta começa a produzir estrógeno e progesterona para manter o endométrio, pondo fim à produção de HCG, e em consequência, há a regressão do corpo amarelo.

Gente, só pra resumir, a nidação é o processo do óvulo se fixando no útero, isso deve ocorrer entre 4 e 15 dias após a FERTILIZAÇÃO , pode acontecer um pequeno sangramento, que pode variar de gotinhas de sangue á perdas LEVES!!! Por isso algumas mulheres acham que tiveram menstruação durante a gravidez, algumas mulheres também podem sentir cólicas leves ou pontadas no baixo ventre durante esse processo!

mais uma vez obrigada!
Beijinhos e um ótimo Natal pra todos!!!
           

11 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA !

Oi gente!
Mais um ano está acabando, e nessa hora a gente para e pensa, em tudo que aconteceu, e sempre sai um comentário..."nossa passou voando"...
Pois é realmente passou voando, esse post não é pra ser um post triste, mas infelizmente tem um pouquinho de tudo, afinal não dá pra dividir a parte boa da parte ruim...

Pra começar, posso definir como melhor e pior ano da minha vida, um ano de experiências inesquecíveis, dolorosas, emocionantes, enfim...
Nesse ano me tornei mulher, batalhei com garra, matei leões, e alguns também me mataram, tô aqui, estou viva, mas posso sim dizer que uma parte de mim se foi junto com o meu filho, enquanto outra parte cresceu, e uma outra ainda se esconde até hoje... enfrento muitos fantasmas, que me atormentam, e tem os que não me assustam mais, aqueles que podem vir que eu bato de frente...

FELIPE!!!

Tive com certeza os melhores e mais valiosos momentos, a maternidade, ah a maternidade... é indescritível, não tem preço, não há no mundo riqueza que se compare com o sentimento gratificante de ser mãe!
 Meu Deus, que presente!!! As vezes até penso que era demais pra mim, na minha opinião o ser mais lindo e maravilhoso do mundo! Eu olhava com olhos de adoração, como é lindo meu bebê! É, muito lindo!!! Sei que tá com Deus, seu verdadeiro dono, pai, criador...mas como dói... cheguei a pensar que me roubaram a maternidade, mas hoje acho que era um anjo emprestado, que voltou pra casa!

Michel!

O pai do ano! Meu amor você de longe, foi o melhor! E sempre será, o apoio, o amor, você! Só o fato de existir, já me gratifica! É meu tudo, minha fortaleza! Te amo muito meu amor!
O coração pode ter falhado, mas sempre soube que você estaria presente em todos os meus momentos, dificuldades, stress, discussões, doenças, nada disso abala nossa estrada, tenho fé que nossa vitória está escrita! Parabéns! Você é o melhor!




Tive tabém experiências com pessoas muito especiais, que passam ou passaram por batalhas como a nossa, amigos de verdade, gente de verdade! Os amigos do hospital são pessoas que sempre vão ter um lugar especial no meu coração, as crianças, as mães, os pais, a equipe de enfermagem, as médicas...
Mas com certeza os que merecem uma homenagem, mesmo que singela são as crianças! Anjos batalhadores, que sofrem e não deixam de sorrir, que tem uma força descomunal, são escolhidos, são especiais! Anjos, todos! Alguns estão ao lado do meu! e os outros com muita fé tem a vitória declarada!
Tiro o meu chapéu a todas aquelas crianças que conheci, e todas as que passam por isso, pois eu sei o quanto são fortes!

"MARIA LUIZA, minha linda, agora não dói mais! Você cuida bem do seu namorado!!! Minha norinha, agora é um anjo! Cris amiga, força, conheço tua dor de perto, sei que ela vai estar sempre aí dentro, mais uma hora ela para de machucar, e vai ficar só a cicatriz! Te desejo tudo de bom e que Deus abençoe muito a sua família..."

"Yan, meu amor, você é um principe e está ficando cada dia mais lindo! Sei que é só uma fase, Gisele, minha querida, confia, que ela vai passar, como já te disse isso um dia vai ser história pra contar"

 "Milena, você também está cada dia mais linda e forte!! E quando eu tiver um irmãozinho do Felipe vou querer aquele seu palhacinho de presente! Sol, parabéns pela sua filha vocês são muito lindas, fazem uma dupla e tanto!"


 "Marcus, vc está tão grande, e tão lindo! imagino o trabalho que está dando pra sua mãe!!! Eliz amiga, que filho maravilhoso, e carinhoso, me lembro como ele gostava do meu Felipe! Vocês são muito especiais!


 "Breno! Meu priemeiro companheiro de quarto! Também está lindo e eu me orgulho muito de você, passou por tantas né meu amor! E você Juliana, não fica longe, que exemplo de mãe, tão batalhadora, e forte! Tenho certeza que foi a melhor que poderia ser, seus filhos estão protegidos por uma leoa! e das bravas!!!"


"Igor! Meu bebê lindo, a duplinha de viola, nunca vou me esquecer dos momentos que passamos juntas, eu e a sua mãe! Vanessa você tá de parabéns, amiga! Lembra do nosso primeiro encontro, me mandaram pra te acalmar!!! Eu quero muito que seja muito feliz e que viva em paz! seu filho tá curado!"

É claro que tem muitas outras crianças para colocar aqui e homenagear, porém só coloquei aquelas que consegui pedir autorização, algumas já não tenho mais contato, mas todas são especiais e moram no meu coração!!!


Enfim... 2010!
Meu ultimo pedido...
Acabe logo, se passou sem me dar oportunidade de mudá-lo, que passe logo, que vire lembrança, deixa cicatrizar a ferida. Me deixa continuar, tenho planos, tenho objetivos a alcançar!
Te agradeço por ter sido o melhor, mas quero que não volte por ter sido o pior!
Que venham outros, e que venham melhores, mas com certeza, estou pronta para o que der e vier...

uma palavra....
Saudade

um desejo....
Filhos

uma data....
12/04/10

um colo....
Michel

um abraço....
minha mãe

uma promessa....
Ser Feliz

inspiração...
FELIPE sempre, acima de tudo!!!

Filho te amo! pra sempre!

"...brilha onde estiver, faz da lágrima sangue, que nos deixa de pé..."
                                                                           (o teatro mágico)


Um beijo á todos e um ótimo 2011
Talita Lima

4 de dezembro de 2010

VACINAS

Oi meninas!
Hoje vou postar sobre precauções importantes a serem tomadas, antes e durante uma gestação! As vacinas!
Sei que dói, é chato, e eu particularmente tenho uma pequena aversão contra elas mas, além de ser importante, essa atitude, já te coloca numa posição especial de mãe dedicada, mesmo antes do "fato consumado"!
Ou seja, tá tentando?? ja está esperando?? corre para o posto de saúde! todas elas são encontradas facilmente, e é grátis! 


 A primeiríssima, é a contra a rubéola! que é uma doença pequenininha, mas que numa gravidez pode causar grandes danos, desde surdez, até uma encefalite! E isso no seu bebê!!!
Recomenda-se que a dose da TRÍPLICE VIRAL (que combate o Sarampo, a Rubéola e a Caxumba), seja administrada em todas as mulheres em idade fértil, e nos homens quando há epidemias. Se você ainda não for imune, seja por já ter tido a doença, ou por já ter tomado a vacina, é indicado que a tome pelo menos um mês antes de começar a tentar engravidar! Pois a própria vacina pode ser nociva se já estiver grávida, se não deu tempo de tomar e seu bebê já estiver aí dentro, tenha cuidados redobrados principalmente nas primeiras semanas, no primeiro mês há um risco de contaminação de 50%, e depois de 16 semanas as chances do seu bebê ser afetado cai para 10%, mas é sempre melhor prevenir do que remediar!

Essa proxima que vou falar, é um pouco menos comum, por ser uma doença bem popular na infância, a Catapora, ou Varicela, acaba sendo deixada de lado, já que uma vez contraída, o corpo já produz as defesas necessárias! Ou seja, a Catapora só se "pega" uma vez! Mas se você não for imune, ou não sabe, pode sim tomar essa vacina, porém essa pede pelo menos três meses de intervalo, antes de uma gestação, o risco da doença na gravidez pode variar muito de acordo com a idade gestacional, sendo que nas últimas semanas antes do parto, pode causar danos maiores como a Herpes Zoster, no bebê!

Também pode-se tomar a vacina contra a Hepatite-B, que é uma doença que pode causar inflamações crônicas no fígado e pode ser transmitida, para o bebê na hora do parto. A vacina também está disponivel pelo SUS (sistema unico de saúde), e pode ser administradas em mulheres grávidas, já existe essa campanha que imuniza as gestantes a partir da 13º semana. Se você for portadora do vírus, que é detectado nos hemogramas de rotina no pré-natal, precisa seguir algumas recomendações de dieta, par evitar futuras infecções no fígado. E provavelmente na hora do parto, o bebê será lavado para tirar todos os vestígios de sangue, e tomará a vacina para ficar protegido. Depois de vacinado a amamentação não representa riscos para o bebê.

Uma das mais recentes, e não menos importante é a H1N1, também conhecida como "Gripe Suína", ela é indispensável para todas as gestantes, mesmo agora depois da epidemia ter sido controlada! Os sintomas da doença são praticamente os da gripe comum, mas a doença em si, é muito mais perigosa, causando riscos muito grandes a vida da gestante, e também ao bebê. Todos devem ser imunizados contra a doença, e a novidade é que sobraram muitas doses da vacina nas UBS's, e elas já estão liberadas para quem não foi imunizado no período estipulado da campanha.

E finalmente, uma das mais importantes, e também indispensável é a Antitetânica, essa pede um reforço nas mulheres já imunizadas, ou as doses tradicionais nas que não estão protegidas. O tétano também foi muito conhecido popularmente como "O MAL DOS SETE DIAS", que era quando a criança morria antes de completar a primeira semana, as vacinas protegem a mãe do tétano, e o bebê do "tétano neonatal" (antes dos 28 dias), que geralmente é causado por infecções no coto umbilical, a falta dos cuidados contra o tétano pode ser fatal, é realmente uma das mais perigosas, portanto não deixem de tomar.


Bom eu vou ficando, por aqui meninas!
Epero que tenham gostado da matéria e que ela tenha sido esclarescedora, mas, mesmo assim é indispensável, que se procure um médico no caso de dúvidas e suspeitas. Se precisarem de mais informações podem deixar nos comentários! Tenham um ótimo fim de semana!!!

beijos para todas!
Talita Lima

29 de novembro de 2010

TEMPERATURA BASAL OU A FAMOSA "TABELNHA"!

Olá!
Meninas treinantes!!!
Hoje vou postar sobre a temperatura basal
acho interessante para todas as mulheres, porque é um método simples de saber detalhes sobre o ciclo, e para poder acompanhar você só precisa de um termômetro e um caderninho de anotações!
Pode ser usado por quem planeja uma gravidez ou por quem previne!
Pois quando é acompanhado direitinho pode detectar uma possível ovulação!
Gente não posso usar somente minhas palavras, não sou da área da saúde, por isso sempre coloco matérias e comentários, e depois da leitura confiram esse site que fornece um gráfico personalizado, é muito legal, e tem um fórum bem bacana! eu participo, tenho um gráfico e recomendo!
Beijinhos!!!
http://www.mamanandco.com.pt/ovulacao/grafico-temperatura-basal.php




Saber a ovulação através da temperatura basal

Muitas vezes a falta de ovulação é causa da infertilidade. Um dos métodos mais simples de verificar a altura da ovulação é medindo a sua temperatura corporal basal. Os resultados da temperatura basal corporal são anotados numa tabela, durante vários ciclos, predizendo a sua ovulação. Esta tabela diária mostrará a altura da ovulação de forma eficaz e simples. Para além de tudo, indicar-lhe-á o período certo para conceber.

Como medir o ciclo menstrual?

Um ciclo menstrual mede-se a partir do primeiro dia da menstruação até ao último dia antes da próxima menstruação. Regra geral, um ciclo dura cerca de 28 dias, surgindo a ovulação a meio do ciclo, cerca do 14º dia. O período fértil surge 3 dias antes da ovulação e dura até 2 dias depois da ovulação. Um óvulo sobrevive até 24 horas depois da ovulação.

Quando e como medir a temperatura basal?

Usualmente um ciclo menstrual regular e uma tensão pré-menstrual (TPM) significam que existe uma ovulação normal. Porém, medir a temperatura corporal basal é uma das formas de saber se existe, e quando ocorre a ovulação.
Implica medir diariamente a temperatura, logo quando acordar, mesmo antes de sair da cama, e antes de fazer qualquer coisa. Resumindo, acorda e tira logo a temperatura. Para o fazer deve colocar o termómetro na boca, no recto ou vagina, porém se colocar na boca é mais eficaz, pois na boca, em menos tempo consegue-se verificar a temperatura.

Que termómetro usar?

O ideal é usar um termómetro electrónico que detecte variações de décimas de temperatura. Se usar um outro também é apropriado, apenas deve ter em conta que deve colocar o termómetro na boca 5 minutos; se optar por medir a temperatura na vagina, ou no recto então deverá esperar pelo menos 7 minutos.
Este método de medição da temperatura basal funciona se for registando diariamente a sua temperatura, durante alguns ciclos. Depois verificará que os valores formam um gráfico e pela observação desse gráfico perceberá qual é o seu período fértil.

Quando pode esperar mudanças da temperatura?

A sua temperatura basal será mais baixa durante as 2 primeiras semanas do ciclo, que antecedem a ovulação, pois a presença da hormona do estrogénio mantém a temperatura entre os 36/36.5ºC.
Imediatamente a seguir à ovulação, a progesterona “aquece a temperatura” e há um aumento de 0.5 a 0.8ºC (cerca de 37ºC)até à altura do próximo período menstrual. Esta temperatura surge quando a ovulação já ocorreu. Poderão existir picos de temperatura noutros dias mas, a menos que estes se mantenham, é pouco provável seja devido à ovulação ter ocorrido.
Se o seu ciclo menstrual for regular e fizer o gráfico durante alguns ciclos vai conseguir predizer quando surgirá a ovulação.
 Se durante todo o ciclo, a temperatura basal permanecer abaixo dos 37ºC sem um pico significativo, significa que não existiu ovulação nesse ciclo.
Todos os valores da temperatura devem ser registados numa tabela. Se preferir pode elaborar um gráfico que represente a sua temperatura corporal basal. Poderá inserir os dados numa tabela Excel e elaborar um gráfico com os mesmos.

Se não aumentar a temperatura?

Se surgir um ciclo anovulatório (sem ovulação), poderá ser devido à disfunção dos ovários, levando o ovário a não libertar o óvulo. Quando isto acontece, o ovário também não liberta as hormonas sexuais que regulam a contracção do tubo-uterino e o desenvolvimento anormal do endométrio. A medição da temperatura basal é muito eficaz, mas um ultra-som ao diâmetro do folículo também se pode revelar muito eficaz, na detecção de problemas deste género.

Que fatores podem afetar a temperatura basal?

A temperatura basal pode ser afectada caso não tenha tido uma boa noite de sono, se não teve pelo menos 3 horas de sono consecutivo depois de ter feito sexo, se teve febre ou se bebeu álcool na noite anterior.

Outra opção ao gráfico da temperatura basal?

A ovulação surge quando a Hormona Luteinizante aumenta, e provoca a libertação do óvulo pelo ovário. A percentagem da Hormona Luteinizante aumenta na circulação sanguínea entre 24 a 36 horas antes da ovulação ocorrer. Como esta hormona é eliminada pela urina, um teste à urina permite saber se existe mais ou menos percentagem desta hormona. Caso exista uma percentagem de Hormona Luteinizante na urina prevê-se a ocorrência da ovulação.
Existem testes de ovulação à venda em farmácias para fazer à urina em casa. Se o seu teste tiver um resultado positivo, então a sua ovulação irá ocorrer 24 a 48 horas depois desse resultado positivo. Porém estes testes à urina têm de ser feitos durante vários dias - sendo mais dispendiosos que a medição da temperatura basal -, até detectar a presença significativa da Hormona Luteinizante (resultado positivos). Se o seu ciclo é de 28 dias deverá de começar a fazer o teste cerca do 9º dia depois do primeiro dia da menstruação.

Pode-se detectar uma gravidez através da temperatura basal?

Sim, caso a temperatura basal permanecer elevada mesmo depois da fase do período menstrual passar (caso ele não surja), isso pode ser um sinal de que está grávida. Quando conceber, o óvulo é fertilizado nas trompas de Falópio, que de seguida levará cerca de uma semana a viajar até ao útero, onde será implantado. Este é o tempo que o corpo tem para detectar a sua gravidez. Quando é libertada hormona hCG (gonadotrofina coriônica humana), é normal que a temperatura do corpo suba, não de forma tão óbvia como quando ocorreu a ovulação, mas com alguma relevância, podendo ser detectada cerca de uma semana a 12 dias, depois do primeiro pico de temperatura.

Medir a temperatura basal é suficiente?

Não, pois fazer apenas o gráfico da temperatura basal apenas lhe dirá se a ovulação ocorreu. Como o óvulo apenas pode viver entre 12 a 24 horas, na altura em que a temperatura subir, um dia ou dois depois da ovulação, o óvulo já foi perdido.
Porém, é importante anotar a temperatura basal porque é um indicador excelente para determinar quando ocorre a fase ovulatória, e para determinar se a segunda fase do ciclo - a fase lútea - é longa o suficiente para conseguir uma fertilização (esta fase deve durar pelo menos 9 a 10 dias, depois de ocorrer a ovulação até ao dia do próximo período menstrual).
Quando estiver a anotar a sua temperatura basal, junte também outros sinais de fertilidade, para determinar a altura ideal para conceber, usando também indicações sobre o muco cervical para determinar a sua fase mais fértil.

Fonte: demaeparamae

25 de novembro de 2010

CAFÉ E GRAVIDEZ, NÃO COMBINA!

Oie!

Gente olha o que eu achei na net hoje... eu estou trabalhando com café esse mês! e acho melhor eu maneirar um pouquinho! Mesmo antes da gestação, recomenda-se que o consumo do café seja bem diminuido, para ir se acostumando com a vida de gravidinha saudável!
Bom, espero que gostem!!!
bjsss

 

Os efeitos da cafeína na gravidez

Uma das substâncias que mais se consome no mundo, inclusive pelas gestantes, é a cafeína. A cafeína não é encontrada apenas no café, mas também nos refrigerantes de cola, nos chás, chocolates e algumas medicações.
Como os alimentos que contém a cafeína são bastante consumidos pelas mamães grávidas é importante considerar os efeitos que essa substância traz para mamãe e bebê. Cerca de 95% das mulheres grávidas ingerem cafeína, seja através da alimentação ou através de medicação.
Há evidências de que o alto consumo de cafeína pela mulher durante a gestação pode aumentar as chances de o bebê nascer antes do tempo, com baixo peso e maior risco de aborto.
O que as futuras mamães precisam saber é que o organismo leva de quatro a seis horas para metabolizar a cafeína, isto é, demora quase seis horas para eliminar os efeitos da cafeína no corpo. Já a mulher grávida leva 18 horas para fazer o mesmo.
Há mais fatores que levam especialistas a serem contra o consumo de cafeína durante a gravidez. A cafeína pode atravessar facilmente a barreira placentária e influenciar no crescimento e desenvolvimento das células fetais, comprometer o suplemento fetal de oxigênio e alterar as instruções de replicação celular, podendo fazer com que o bebê nasça com anormalidades.
Muita calma nessa hora - Mas as gestantes não precisam ficar de cabelo em pé com medo de o seu bebê nascer antes do tempo ou com alguma alteração já que bebeu algumas xícaras de café, tomou refrigerante de cola no aniversário da amiga.
Segundo estudo da nutricionista Rita Adriana Gomes de Souza, o consumo de cafeína em doses baixas não traz prejuízos para a gravidez e nem para o desenvolvimento do bebê.
A Agência de Classificação de Alimentos Inglesa estabelece que uma mulher grávida pode consumir até 300mg de cafeína por dia, o equivalente a quatro xícaras de café solúvel (75 mg de cafeína por xícara) ou três de café fresco (100 mg por xícara) ou seis xícaras de chá (50 mg cada uma) ou oito latas de refrigerante ou 400 gramas de chocolate.
Contudo, sempre consulte o seu médico para que o consumo da cafeína não prejudique sua gravidez e o seu bebê.
Dicas
Antes de engravidar já diminua o consumo de cafeína para se acostumar com a menor quantidade diária e não prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Antes de satisfazer os seus desejos, lembre-se no serzinho que está se formando dentro de você.
O ideal é conversar muito com o médico de confiança e saber qual a opinião dele sobre o consumo da cafeína

24 de novembro de 2010

O ácido fólico

Gente me desculpem a ausência!!!
Graças a Deus eu estou trabalhando bastante e as vezes chego tarde,
então fica um pouco difícil entrar no blog...
Mas eu estou aqui sempre tá!
Bom como toda boa treinante, eu venho me preparando, e preparando o meu corpo,
para uma nova vida!!! e um dos cuidados que eu acho importante, é tomar sempre o
ácido fólico!
 Alguns médicos recomendam que se comece a tomar pelo menos três meses
antes de engravidar, já outros acham que é bom toda mulher tomar durante a idade
reprodutiva, ou idade fértil, e tem ainda as mulheres que começam a tomar quando descobrem
que já estão grávidas!
Como as opinões se dividem, isso pode ficar a critério de cada mulher! Eu já tomo, à dois meses!
Que foi quando, nós decidimos que deixariamos as coisas acontecerem, conforme a vontade Divina!
Ou seja quando vier já estarei preparada!

O ácido fólico, não tem contra-indicação e não faz mal! Então porque não tomar??? Já que pode trazer grandes benefícios á nossa saúde! E não custa muito! Eu tomo o Folifolin, todos os dias antes de dormir!
Achei fácil colocar esse horário porque não esqueço!
Bom vou complementar o post com uma matéria fácil e rápida, para que vocês possam conhecer um pouco mais!
E além disso, o ato de tomar o ácido fólico, me faz sentir que já sou um pouco mãe de novo, pois sinto mesmo que é um jeito de fazer um novo ninho para o irmãozinho ou irmãzinha do Felipe!


Ácido fólico na gravidez: seu nenê precisa


Toda mulher que deseja ter um filho precisa redobrar a atenção para a sua alimentação e hábitos. Os cuidados com a gravidez devem ser tomados antes mesmo da mamãe estar grávida. Um bom planejamento para os próximos nove meses diminui, e muito, as chances de alguma alteração congênita no bebê.
Portanto, saber o que comer neste período é fundamental. Digo isso porque toda futura mamãe precisa guardar esse nome na agenda: Ácido Fólico, que é uma vitamina do complexo B presente no espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo.
A deficiência de ácido fólico na alimentação da mamãe pode causar uma má-formação do tubo neural do bebê que está começando o seu crescimento e desenvolvimento dentro da barriga.
O tubo neural é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. Ele se desenvolverá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê.
Pois bem. Sem o ácido fólico o tubo neural pode não se fechar completamente, causando alterações como anencefalia, quando o bebê nasce com uma pequena parte ou mesmo com ausência de cérebro levando a morte poucos dias depois do nascimento, ou espinha bífida, que é a exposição da medula espinhal e que deixa seqüelas de graus variados.
Estudos mostram que a ingestão de ácido fólico três meses antes de a mulher engravidar e três meses depois da fecundação previne em mais da metade as chances do bebê vir a apresentar alterações do tubo neural.
Essa deficiência é um dos problemas que podem ser evitados antes mesmo do início da gravidez.

Lembrete - Não adiante ingerir a vitamina quando a mamãe descobre que está grávida. Normalmente quando se descobre a gestação, o tubo neural já se formou e não há mais tempo do ácido fólico agir.
Uma mamãe bem atenta e cuidadosa, que consulta seu médico antes de engravidar e recebe todas as orientações do pré-natal, pode reduzir os riscos do seu bebê nascer com algum tipo de problema.

Reforço de ácido fólico - Por vezes, só a alimentação não oferece a quantidade suficiente de ácido fólico que a mulher precisa ingerir diariamente, pois o cozimento dos alimentos diminui a ação da vitamina. Os médicos recomendam uma suplementação para que a dose recomendada de ácido fólico seja ingerida pela futura mamãe.
A quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde e defendida pelos médicos é de 0,4 miligrama por dia de ácido fólico para a prevenção de ocorrência dos defeitos do tubo neural. As mamães que já tiveram um filho com algum tipo de alteração do tubo neural merecem dose extra de ingestão dessa vitamina.

O ácido fólico previne outras alterações também como doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio-palatina. Para a mamãe, a vitamina traz benefícios como prevenir doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.
A prevenção é o melhor caminho. Planejar uma gravidez é um ato de amor que você, futura mamãe, faz para que o seu “quase” bebê possa crescer e se desenvolver de forma adequada.
Dicas
Antes de tomar qualquer medicação consulte seu médico.
Se já tem histórico na família de defeito no tubo neural, além do ácido fólico, é recomendado o aconselhamento genético antes da gravidez.
Uma alimentação saudável e balanceada é sempre um bom começo para qualquer gestação.

12 de novembro de 2010

Parto Humanizado!!! uma parte da minha história...

Oi gente!!!
me desculpem a ausência!
Estou trabalhando bastante esses dias!
Quem se lembra da enquete que eu fiz aqui no blog???
bom, saiu o resultado e a matéria mais votada foi:

  Parto humanizado e Casas de Parto

Adorei!!! e vou poder escrever a matéria todinha!
 pois eu tive um parto humanizado, e foi numa casa de parto!!!

Bom, pra começar, eu sempre tive medo de hospital... rsrs!
tinha muito medo de médico, injeção, e como não tenho convênio
médico, tinha medo de ser mal-tratada no hospital na hora da dor...
durante a gravidez me aprofundei muito no assunto de parto normal!
pois também tenho medo de cesáreas, coisa da minha cabeça!

Tinha muita vontade de ter o Felipe no Amparo Maternal, porque sei
que lá a gestante tem muito apoio e compreensão da equipe,
e eu queria muito ter a companhia do meu marido na hora H. Um dia
minha vizinha comentou que a amiga dela tinha tido bebê numa casa de parto,
e como eu já tinha assistido algumas matérias a respeito, fiquei super interessada.
procurei na internet e encontrei o telefone da Casa Angela, que foi onde a amiga
havia parido! eu já estava na 28º semana!!! e fui cheia de medos procurar a
casa! tinha medo de não ser aceita, pelo tempo da gestação!
mas pra minha sorte, eu estava com o pré-natal
em dia e com a gestação super saudável, e depois de uma entrevista com a Dr. Anke,
fui muito bem recebida por todas!!!

Lá na casa, eu frequentei várias reuniões de gestantes e mães, os grupinhos; de grávidas
com a mesma idade gestacional, e os grupões; de todas as meninas que eram atendidas na casa!
me diverti muito e também aprendi muito! cada reunião tinha um tema, e era indispensável,
a única exigência da casa, é que todas as gestantes participem de todas as reuniões!
cada tema é importante, para que dê tudo certo na hora do parto, afinal, não tem
cesárea numa casa de parto! é tudo na raça! e quase todas as mulheres, praticamente 90%,
tem sim capacidade de ter um parto normal!!!

lá na Casa Angela fiz minhas últimas consultas de pré-natal, e conheci a
Ivanilde, minha futura parteira (enfermeira obstetra), que também é professora universítária na Unasp,
fizemos algumas consultas, e ela me deu as instruções para eu montar meu plano de parto!
Gente, é assim mesmo! eu escolhi tudinho, desde as posições do pré-parto, as pessoas que iriam
assistir,as músicas, o tipo de parto que eu queria...enfim, tudo mesmo! foi como um sonho!
acreditar que aquele apoio todo era real, era humanizado 100%!
acho importante isso tudo porque é um momento muito delicado, e tem que ser tratado com
muito carinho mesmo! foi um ritual maravilhoso cuidar de todos os detalhes!
eu escolhi a posição de "cócoras" como favorita, por causa da lei da gravidade,
que ajuda bastante o bebê a descer, abri mão de qualquer intervenção, como
anestésicos e episiotomia, queria tudo  o mais natural possível, mas só pra avisar,
em casa de parto é assim mesmo, tudo beeeeeem natural!

Lembro que a última consulta que eu tive foi na quinta-feira dia 08/04, e graças aos exercícios
que eu aprendi a fazer lá na casa, já tinha 3cm. de dilatação! No domingo, 11/04, comecei a
sentir contrações ritmadas,mas ainda tinha dúvidas se já era a hora, apesar da ansiedade;elas pareciam cólicas num grau de dor médio...
então me deu vontade de fazer xixi, e nessa hora o tampão mucoso saiu, parecia um catarro com sangue, mas era claro!
liguei para a Dau, que foi minha enfermeira de consultas lá na Casa, ela me orientou a ficar calma e fazer exercícios leves, andar, agachar e rebolar bastante, e na hora das contrações eu apoiava as mãos na parede e empurrava, como se tentasse movê-la...

quando foi meia noite, nos encontramos lá na Casa Angela para elas poderem me ajudar na evolução,
tomei um chá e fiz o primeiro toque, quase 4cm, tava indo bem, e apesar do meu plano de parto estar cheio de gente, resolvi não chamar ninguém por enquanto, pra não ficar nervosa... o bicho tava pegando e a dor aumentando! as sete e meia da manhã pedi pra alguem ligar pra minha mãe, e pra ela avisar todo mundo,
as nove já tinha platéia!!! a dilatação tava bem avançada, mas como era tudo natural demorou um pouco!
tive medo de fazer cocô na hora do parto, e cometi uma falta grave, não comi nadinha!!! nem água eu aceitava! digo que foi uma falta porque fiquei sem energia mais pra frente... e não consegui fazer força na hora certa!

meio dia eu já estava muito cansada, porque passei a noite sentindo contração e não dormi, nem comi nada!
a Ivanilde estourou minha bolsa e eu já estava com 8cm, as contrações eram muito fortes, eu devia ter comido!!! ia ser bem mais facil! passei um tempão só na ultima fase, a expulsão! mas no fim das contas precisei de uma episiotomia, meu marido segurava uma perna, minha mãe segurava a outra, a Dau fazia massagem e a Ivanilde tava na "defesa", pra segurar o meu bebezão!

E finalmente ás 15:21 ele chegou!!! Lindo, forte, com 49cm,   3,650kg  muito cabeludo e com muita fome!
que som maravilhoso, aquele chorinho gostoso, que eu vou me lembrar pra sempre...meu meninão Felipe!
ninguém teve coragem, então eu mesma cortei o cordão umbilical... inesquecível! já não tinha mais dor, nem contração, e eu ouvia a galera toda gritando do lado de fora da sala de parto! NASCEU!!! 

Gente, apesar de toda a dor, com certeza eu faria, e vou fazer tudo de novo!!!
e aconselho, façam isso por vocês e pelos seus filhos, é o melhor jeito de começar uma vida!
o parto natural é lindo e necessário, nós mulheres nascemos com esse dom, Deus fez o nosso corpo do jeito certo, todas podemos!

o parto natural, sem intervenções é ótimo para a saúde do bebê e da mãe! e o humanizado é importante no sentido de dar apoio aos laços familiares, todo mundo ajuda o bebê a chegar! Vale a pena!
procurem as casas de parto, conheçam o trabalho, apoiem, é muito importante resgatarmos o verdadeiro sentido do parto natural! eu tinha medo de cesáreas mas lá aprendi que quando são usadas da forma correta, elas são uma benção porque algumas mulheres realmente precisam delas!!!

Meninas, espero que tenham gostado da minha "história-matéria"! e se ficaram com dúvidas ou se eu deixei faltar alguma coisa, me avisem!!! com certeza eu vou responder!!!
acho que vou ficando por aqui!
muitos beijos

Talita Lima
(essas fotos foram no dia seguinte ao parto, lá na Casa Angela)



gostaria de agradecer de todo coração,  toda a equipe da Casa Angela, mais do que profissionais, vocês são minhas Amigas! fazem parte da minha história e da história do Felipe! tenho certeza de que se ele pudesse um dia falar com vocês, as amariam muito assim como eu as amo!
é isso mesmo, eu amo demais todas vocês!
um beijo no coração!!!
Talita

7 de novembro de 2010

CORRENTE POSITIVA!!!

Estou torcendo muito pelo positivo de uma amiga virtual!!!!
elá está esperando que ele chegue esse mês! vamos todas torcer
numa gande corrente de pesamento positivo!!!
vai ser dessa vez!!!
um beijão para todas!!!
Talita Lima

Síndrome do Ovário Policístico

Olá meninas, encontrei uma matéria muito legal para vocês, sobre Ovários policisticos! tenho casos na familia, e achava que isso era sinônimo de infertilidade, mas como vocês vão ver,, não é bem assim! tem tratamento e as vezes nem é tão complicado assim pra quem quer engravidar! bom não vou adiantar tudo!!! dêem uma olhada, e qualquer dúvida é só mandar que eu responderei com carinho!!!
uma boa leitura e aproveitem a matéria!

Beijosss


É difícil achar uma mulher que passa a vida inteira sem ter uma reclamaçãozinha de sintomas relacionados a alterações hormonais. E há uma alteração hormonal que afeta 10% das mulheres em idade reprodutiva, conhecida por Síndrome do Ovário Policístico.
O nome é bem estranho, mas as causas são bem conhecidas. Os sintomas mais comuns dessa síndrome são aumento de pêlos na região do queixo, abdômen e buço, pele oleosa e acne, aumento de peso, pequenos cistos no ovário detectados por um ultrassom e ciclos menstruais desregrados, fazendo com que a mulher menstrue apenas de duas a três vezes ao ano.
A Síndrome do Ovário Policístico pode prejudicar a gravidez. Por conta do ciclo menstrual espaçado, a mulher pode ter dificuldade de engravidar, tendo, às vezes, que recorrer a outros métodos para acontecer a fertilização.
Que fique bem claro: nem toda mulher que tem pequenos cistos no ovário desenvolverá a Síndrome. Para o diagnóstico, além dos pequenos cistos, todos os outros sintomas, principalmente a alteração nos ciclos menstruais, precisam estar associados.
Há mulheres que já tiveram filhos e nunca tiveram sintoma e que, um dia, por um ultrassom, descobrem que têm ovários cheios de pequenos cistos, mas que não alteram em nada o metabolismo.
Dieta - A obesidade pode ser uma das causas da síndrome do ovário policístico, piorando as condições, pois inibe a ação da insulina na célula, aumenta o nível de glicose no sangue e faz com que o pâncreas produza mais insulina. A mulher começa a ter alterações menstruais e aumento dos pêlos, mas isso tende a regredir com o emagrecimento.
Outra causa é uma produção maior de hormônios masculinos por conta dos cistos no ovário ou por alterações da hipófise e hipotálamos, responsáveis pelas produções dos hormônios do organismo. Tendo como conseqüência aumento do tamanho dos ovários e ciclos menstruais espaçados.
Controle diário - Não há cura para a Síndrome do ovário policístico, mas o tratamento regulariza os sintomas e isso vai depender muito da fase em que a mulher se encontra. Se estiver na puberdade, o que incomodará serão os pêlos em excesso, as acnes e o aumento de peso.
Muitas vezes só o emagrecimento é o suficiente. Já a mulher que queira engravidar deve fazer uso de medicamentos que estimulem a ovulação. Se não der certo, a fertilização in vitro é outra solução.
O tratamento deve ser feito e a síndrome deve ser acompanhada, já que as mulheres que a apresentam essa síndrome têm riscos maiores de desenvolverem diabetes tipo II, distúrbios cardiovasculares, hipertensão e até câncer.
Dicas
Ao perceber os sintomas da síndrome, procure um endocrinologista ou um ginecologista.
Se estiver acima do peso, alimente-se saudavelmente e faça exercícios físicos. Emagrecendo alivia os sintomas.
A Síndrome do ovário policístico não quer dizer que nunca terá filhos. Muitas engravidam sem tratamento e outras somente com a indução da ovulação

Fonte: guiadobebe

6 de novembro de 2010

ESTOU MUITO FELIZ!!!

Pessoal, meninas e meninos!!!
muito obrigada pela força que todos estão me dando  com o blog!!!
estou amando fazer isso junto com vocês!!!
Tenho alguns pedidos...rsrsrs
cliquem na opção seguir este blog, assim fica mais fácil p eu saber quem está entrando!
pois só consigo saber o numero de visitas!
deixem todas as suas sugestões e criticas, assim poderei deixar nosso cantinho com a nossa cara!
e por favor, me deixem suas dúvidas e preferências!
prometo responder a todas, com muito carinho!
se preferirem podem me mandar por e-mail
o meu é:
srta.tls@gmail.com
de acordo c a sua vontade, eu deixo ou não, o nome na resposta, que postarei aqui para que todos possam utilizar a informação! só deixarei o nome de quem me permitir!!! podem confiar!!!

e quem quiser a fotinho lá na galeria, é só me mandar por e-mail, com nome e idade da criança!!!

Um beijo no coração
Talita Lima

o Aleitamento materno!!!


Oi meninas!!! Hoje vou postar sobre a importancia do aleitamento materno... Vocês já sabem que eu escrevo como mãe, eu não sou profissional da área, então eu pesquiso e reúno os melhores artigos aqui para vocês... e com certeza não poderia deixar de fora um assunto tão importante! Sei que algumas mães se queixam de dores na hora da amamentação, mas podem ter certeza que é possivel aprender direitinho e não sentir nada além do prazer imenso que é amamentar!!! Essa fotinho é do meu príncipe no seu momento... ele sempre me fazia um carinho, assim como está na foto!!! É o momento que mais me deixa saudades do meu bebê...  bom aproveitem bem a matéria e não percam essa oportunidade divina, quando chegar a vez de vocês!!! Um super beijo no coração...
 O aleitamento materno é o método óptimo de alimentação no início de vida. O leite materno é o alimento ideal, nutricionalmente completo e que reforça os laços afectivos entre mãe e filho.
O leite materno fornece todos os nutrientes que o seu filho precisa nos primeiros 6 meses de vida e continua a ser a maior fonte nutricional durante o resto do primeiro ano de vida.
Para além disso, o leite materno contém substâncias protectoras contra infecções, alergias e outras doenças, tais como factores de crescimento, hormonas, imunoglobulinas, e outras.
Os benefícios são maiores quanto maior a duração do aleitamento materno, pelo que quanto mais tempo conseguir dar de mamar melhor. Esses benefícios permanecem muito para além da paragem da amamentação, chegando mesmo à vida adulta.
O aleitamento materno é o melhor para o seu filho, porque:
  • Fornece-lhe todos os nutrientes necessários
  • Protege-o de alergias, infecções e outras doenças
  • Contribui para crescimento e desenvolvimento saudáveis
  • Contribui para a saúde global do seu filho
  • Ajuda-o no desenvolvimento da fala, da visão e a inteligência
  • Promove uma relação especial entre si e seu o filho
  • Facilita o desenvolvimento emocional saudável
  • Leva a um  menor número de consultas médicas e internamentos hospitalares
 O leite materno:
  • Adapta-se ao apetite e sede individual do seu filho
  • Varia, na composição e na quantidade, ao longo da vida do bebé, ao longo do dia e ao longo da mesma mamada
  • Não é uma alimentação monótona, porque permite o contacto com uma variedade de sabores dependentes da alimentação da mãe, facilitando ainda a introdução posterior da dieta familiar
  • Facilita a digestão e o funcionamento do intestino
Quais as vantagens do aleitamento materno e para quem?


Vantagens para o bebé:
  • Fica mais protegido contra algumas doenças
  • Protege de algumas alergias, especialmente em famílias com maior risco
  • Maior protecção contra microrganismos específicos, como vírus e bactérias
  • Menor probabilidade de infecções respiratórias, como pneumonias e bronquiolites
  • Maior resistência para diarreias, otites e infecções urinárias
  • Melhor desenvolvimento da visão
  • Redução da cárie dentária, melhor desenvolvimento mandibular, dentário e da fala
  • Maior protecção para doenças crónicas, como diabetes mellitus, doença de Crohn, colite ulcerosa e doença celíaca
  • Menor probabilidade de obesidade
  • Menor probabilidade de eczemas e asma
  • Redução do Síndrome de Morte Súbita do Lactente
  • Redução de risco de enterocolite necrosante em bebés prematuros
  • Melhor resposta às vacinas
  • Se o bebé está doente, dá conforto, ajuda a hidratar e a recuperar mais rapidamente
  • Mesmo em países desenvolvidos, existe uma probabilidade de internamento hospitalar 3 vezes menor
 Vantagens para a mãe: 
  • Promove uma recuperação rápida após o parto (exemplos:contribui para a diminuição das hemorragias e facilita a recuperação da silhueta corporal anterior à gravidez)  
  • Diminui o risco de cancro da mama, cancro do ovário na fase pré-menopausa, osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e artrite reumatóide
  • Atrasa a menstruação, sendo um importante factor no espaçamento das gravidezes e controlo da fertilidade (não deixando de ser necessário ir à consulta de Planeamento Familiar)
  • É simples e conveniente, sempre pronto, sem aquecimentos, preparações, desinfecções (dispensando a enorme quantidade de utensílios necessários quando o bebé é alimentado com leite artificial)  
  • Aumenta a confiança da mãe, a sensação de bem estar e a segurança
  • Promove a ligação com o filho
  • Menor absentismo escolar/laboral
  • Poupa tempo (biberões para lavar, para aquecer, leites para preparar)
Vantagens para a Família
  • Poupa dinheiro em latas de leite, biberões, tetinas, esterilizações
  • Poupa dinheiro em gastos com a saúde
  • Diminui a necessidade de faltar ao trabalho 
  • Facilita viagens, deslocações, passeios e mobilidade no geral
Vantagens para o ambiente:
  • Permite poupar energia e recursos alimentares
  • Evita a produção de lixo não deteriorável facilmente (latas, biberões, tetinas, outro material para limpeza ou desinfecção, por exemplo)