12 de novembro de 2010

Parto Humanizado!!! uma parte da minha história...

Oi gente!!!
me desculpem a ausência!
Estou trabalhando bastante esses dias!
Quem se lembra da enquete que eu fiz aqui no blog???
bom, saiu o resultado e a matéria mais votada foi:

  Parto humanizado e Casas de Parto

Adorei!!! e vou poder escrever a matéria todinha!
 pois eu tive um parto humanizado, e foi numa casa de parto!!!

Bom, pra começar, eu sempre tive medo de hospital... rsrs!
tinha muito medo de médico, injeção, e como não tenho convênio
médico, tinha medo de ser mal-tratada no hospital na hora da dor...
durante a gravidez me aprofundei muito no assunto de parto normal!
pois também tenho medo de cesáreas, coisa da minha cabeça!

Tinha muita vontade de ter o Felipe no Amparo Maternal, porque sei
que lá a gestante tem muito apoio e compreensão da equipe,
e eu queria muito ter a companhia do meu marido na hora H. Um dia
minha vizinha comentou que a amiga dela tinha tido bebê numa casa de parto,
e como eu já tinha assistido algumas matérias a respeito, fiquei super interessada.
procurei na internet e encontrei o telefone da Casa Angela, que foi onde a amiga
havia parido! eu já estava na 28º semana!!! e fui cheia de medos procurar a
casa! tinha medo de não ser aceita, pelo tempo da gestação!
mas pra minha sorte, eu estava com o pré-natal
em dia e com a gestação super saudável, e depois de uma entrevista com a Dr. Anke,
fui muito bem recebida por todas!!!

Lá na casa, eu frequentei várias reuniões de gestantes e mães, os grupinhos; de grávidas
com a mesma idade gestacional, e os grupões; de todas as meninas que eram atendidas na casa!
me diverti muito e também aprendi muito! cada reunião tinha um tema, e era indispensável,
a única exigência da casa, é que todas as gestantes participem de todas as reuniões!
cada tema é importante, para que dê tudo certo na hora do parto, afinal, não tem
cesárea numa casa de parto! é tudo na raça! e quase todas as mulheres, praticamente 90%,
tem sim capacidade de ter um parto normal!!!

lá na Casa Angela fiz minhas últimas consultas de pré-natal, e conheci a
Ivanilde, minha futura parteira (enfermeira obstetra), que também é professora universítária na Unasp,
fizemos algumas consultas, e ela me deu as instruções para eu montar meu plano de parto!
Gente, é assim mesmo! eu escolhi tudinho, desde as posições do pré-parto, as pessoas que iriam
assistir,as músicas, o tipo de parto que eu queria...enfim, tudo mesmo! foi como um sonho!
acreditar que aquele apoio todo era real, era humanizado 100%!
acho importante isso tudo porque é um momento muito delicado, e tem que ser tratado com
muito carinho mesmo! foi um ritual maravilhoso cuidar de todos os detalhes!
eu escolhi a posição de "cócoras" como favorita, por causa da lei da gravidade,
que ajuda bastante o bebê a descer, abri mão de qualquer intervenção, como
anestésicos e episiotomia, queria tudo  o mais natural possível, mas só pra avisar,
em casa de parto é assim mesmo, tudo beeeeeem natural!

Lembro que a última consulta que eu tive foi na quinta-feira dia 08/04, e graças aos exercícios
que eu aprendi a fazer lá na casa, já tinha 3cm. de dilatação! No domingo, 11/04, comecei a
sentir contrações ritmadas,mas ainda tinha dúvidas se já era a hora, apesar da ansiedade;elas pareciam cólicas num grau de dor médio...
então me deu vontade de fazer xixi, e nessa hora o tampão mucoso saiu, parecia um catarro com sangue, mas era claro!
liguei para a Dau, que foi minha enfermeira de consultas lá na Casa, ela me orientou a ficar calma e fazer exercícios leves, andar, agachar e rebolar bastante, e na hora das contrações eu apoiava as mãos na parede e empurrava, como se tentasse movê-la...

quando foi meia noite, nos encontramos lá na Casa Angela para elas poderem me ajudar na evolução,
tomei um chá e fiz o primeiro toque, quase 4cm, tava indo bem, e apesar do meu plano de parto estar cheio de gente, resolvi não chamar ninguém por enquanto, pra não ficar nervosa... o bicho tava pegando e a dor aumentando! as sete e meia da manhã pedi pra alguem ligar pra minha mãe, e pra ela avisar todo mundo,
as nove já tinha platéia!!! a dilatação tava bem avançada, mas como era tudo natural demorou um pouco!
tive medo de fazer cocô na hora do parto, e cometi uma falta grave, não comi nadinha!!! nem água eu aceitava! digo que foi uma falta porque fiquei sem energia mais pra frente... e não consegui fazer força na hora certa!

meio dia eu já estava muito cansada, porque passei a noite sentindo contração e não dormi, nem comi nada!
a Ivanilde estourou minha bolsa e eu já estava com 8cm, as contrações eram muito fortes, eu devia ter comido!!! ia ser bem mais facil! passei um tempão só na ultima fase, a expulsão! mas no fim das contas precisei de uma episiotomia, meu marido segurava uma perna, minha mãe segurava a outra, a Dau fazia massagem e a Ivanilde tava na "defesa", pra segurar o meu bebezão!

E finalmente ás 15:21 ele chegou!!! Lindo, forte, com 49cm,   3,650kg  muito cabeludo e com muita fome!
que som maravilhoso, aquele chorinho gostoso, que eu vou me lembrar pra sempre...meu meninão Felipe!
ninguém teve coragem, então eu mesma cortei o cordão umbilical... inesquecível! já não tinha mais dor, nem contração, e eu ouvia a galera toda gritando do lado de fora da sala de parto! NASCEU!!! 

Gente, apesar de toda a dor, com certeza eu faria, e vou fazer tudo de novo!!!
e aconselho, façam isso por vocês e pelos seus filhos, é o melhor jeito de começar uma vida!
o parto natural é lindo e necessário, nós mulheres nascemos com esse dom, Deus fez o nosso corpo do jeito certo, todas podemos!

o parto natural, sem intervenções é ótimo para a saúde do bebê e da mãe! e o humanizado é importante no sentido de dar apoio aos laços familiares, todo mundo ajuda o bebê a chegar! Vale a pena!
procurem as casas de parto, conheçam o trabalho, apoiem, é muito importante resgatarmos o verdadeiro sentido do parto natural! eu tinha medo de cesáreas mas lá aprendi que quando são usadas da forma correta, elas são uma benção porque algumas mulheres realmente precisam delas!!!

Meninas, espero que tenham gostado da minha "história-matéria"! e se ficaram com dúvidas ou se eu deixei faltar alguma coisa, me avisem!!! com certeza eu vou responder!!!
acho que vou ficando por aqui!
muitos beijos

Talita Lima
(essas fotos foram no dia seguinte ao parto, lá na Casa Angela)



gostaria de agradecer de todo coração,  toda a equipe da Casa Angela, mais do que profissionais, vocês são minhas Amigas! fazem parte da minha história e da história do Felipe! tenho certeza de que se ele pudesse um dia falar com vocês, as amariam muito assim como eu as amo!
é isso mesmo, eu amo demais todas vocês!
um beijo no coração!!!
Talita

9 comentários:

  1. Dóri, querida!
    Que lindo texto...
    Quanta coragem, caracas!!! Não sabia que você havia optado pelo parto natural, lindoooo!
    Mais uma vez parabéns pelo blog, está ótimo ateh pra quem não pretende fabricar mais um baby!!! rs*
    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela coragem e força!
    Gostei muito de ler o seu relato.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. oi meninas!!!
    muito obrigada pela atenção...
    obrigada por comentarem, vcs não sabem o quanto é importante para mim...

    muitos beijos!!!!

    Talita

    ResponderExcluir
  4. Talitaa!!! Sou eu a Vivian estudamos no Porcino.. lembra de mim né Fiona?? kkkkk... Passando para dizer que estou extremamente ORGULHOSA de você.. ta uma mulher linda, corajosa e guerreira... Meus sentimentos pelo Felipe.. mas ele está no céu cuidando de vocês.. BEIJOS... SAUDADES... E UM FORTE ABRAÇO... TE ADORO!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa azeda!!Não Sabia dessa novidade pra mim!
    Vc nunk comento nd fikei super emocionada enquanto lia parecia estar vivendo junto com vc td essa situação!

    Parabens pela pessoa q vc é nunk tive duvidas do seu potencial !

    Muito feliz por vc ! e sempre aki torcendo mto !

    amo vc AMiga ssdds !! bjs

    ResponderExcluir
  6. Meninas mais uma vez muito obrigada pelo apoio!!!
    Vivi, Jei, Vivian, Tamiris, e todas vcs que passaran por aqui e leram meu post, adorei ter compartilhado minha experiencia com vcs e espero q seja útil de algum jeito!!! mesmo p aquelas que não pretenden mais "fabricar" bebês... rsrs
    bjussss

    ResponderExcluir
  7. Tata, parabéns pelo seu blog ficou lindoooo!
    Adorei a sua iniciativa de orientar as mulheres sobre a importância do parto normal e tbm de dividir com outras pessoas a sua história de vida...
    Confesso q ñ sabia dos detalhes do parto do Felipe e fiquei muito emocionada ao ler...
    Amiga, admiro muito a sua coragem...

    Continue escrevendo!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  8. Nãna!
    obrigada amiga!!!
    que bom que gostou!
    Estou adorando fazer o blog, passe sempre por aqui! e logo quem vai aconselhar profissionalmente é vc!
    bjsss

    ResponderExcluir
  9. ola Talita.

    obrigada pelo comentario no meu blog.

    Eu tambem quero ter um parto humanizado mas na agua!acho uma passagem do utero para o mundo muito mais suave e menos traumatizante para o bebe.
    Eu moro em inglaterra e aqui e possivel ter um parto humanizado no hospital sem qualquer custo.

    em breve irei visitar a maternidade do hospital ver como e a suit de nascimento (eles chamam assim aqui) e poderei ver como a pool de nascimento e e funciona.

    adorei o seu testemunho.

    obrigada pelo convite ao seu blog.
    vou seguir.

    bjs

    ResponderExcluir