25 de agosto de 2011

DESABAFO: MINHA DECEPÇÃO COM A desneCESÁREA!!!

Oi genteeee!!!
Primeiríssimo, antes de começar com a minha sessão de lamentações, vou dar os parabéns a minha amiga lindaaa Karina, que deu a luz a minha sobrinha (priminha) Maria Eduarda! Nasceu linda, com muita saúde, com 2,975kg e 47,5cm!!!
Parabéns amigaaa!!!


E logo começo a sessão com a própria Karina, que optou pela Cesárea!
As minhas companheiras de blog peço um pouco de compreensão antes de me julgarem por desaprovar a cesárea...
Primeiro vem os meus argumentos, como todos sabem, essa não é a melhor opção para a mãe e menos ainda para o bebê, por ser um procedimento muito invasivo e perigoso quando mal feito ou mal indicado.
A Duda, nasceu com a data marcada para 39 semanas, se fosse comigo o meu bebê teria 37 semanas e meia, pois eu tenho ovulação tardia e não me enquadro na conta feita pra saber a idade gestacional, não seria prematuro mas seria imaturo!!! Nada legal pra quem tá saindo do quentinho conforto do útero, pra um mundão tão grande e cheio de coisas nocivas!

Mas a minha decepção é com a saúde brasileira, com os hospitais (principalmente os particulares) que não respeitam a indicação da OMS (organização mundial de saúde) de 15% e fazem 90% de cesáreas, e em especial com os médicos, que estudaram tantos anos e prometeram fazer o melhor para o paciente e deixam de lado tudo isso quando se trata de praticidade (para eles)!
Pois por duas vezes eu presenciei atitudes de descaso com o parto normal, e as duas vezes foram médicos que atendiam a um plano de saúde caro (os médicos da Karina), a primeira situação foi o Dr. lá do Morumbi que me convidou para fazer o MEU pré-natal com ele e retirou o convite em seguida quando eu perguntei se ele faria um parto humanizado pra mim! ABSURDOOOO ele disse com todas as letras que "ERA MELHOR EU CONTINUAR ONDE EU ESTAVA"!!!
E o segundo Dr. também muito requisitado, o que fez de fato o parto da minha amiga, perguntou entre risadas " O NOME DA TRIBO ONDE EU MORAVA",  pois parto natural é coisa de índio!!!
Cadê o respeito minha gente??? Eu não gosto de cesárea mas não esculacho quem faz, só acho que tem que explicar direitinho os prós e os contras e dar o direito da mulher escolher com sabedoria o que é melhor pra ela!
Voltando ao parto da Karina, ela fez o procedimento num ótimo hospital de São Paulo, e olha só...
Quando ela chegou no quarto conheceu uma mãe que havia tentado um parto normal, e ela disse que quando chegou aos 6cm a médica disse que ela não aguentaria o resto e que não queria que ela sofresse, então, abriu a barriga da coitada, afirmando que era o melhor para ela e para o bebê!!! Gente ela tava indo super bem, não dá pra esperar um pouco mais dona Médica???
A moça está bem apesar da dor e da cicatriz inchada, e teve alta ontem, e hoje entrou outra mãe no quarto da Karina, que teve que fazer cesárea porque o primeiro parto dela também foi, detalhe, foi a seis anos atrás!!! Nossa senhor Dr. isso é mesmo indicação pra cesárea???
E o fim da picada foi hoje, quando eu me despedi da minha amiga no fim da visita, e ao passar pelo berçário, vi sete lindos bebês pelo vidro, e quando eu curiosa fui ler os nomes na etiqueta do bercinho, me deparei com sete cesáreas fresquinhas, pois as etiquetas também dão essa informação...

Amigas, gostaria de pedir que se informem, e escolham com clareza tudo que diz respeito á sua saúde e a do seu bebê, saibam sobre os prós e contras, e não deixem que os nossos médicos de confiança nos façam de bobas!!! Eu disse pra minha amiga que era possível um parto sem dor, usando a anestesia peridural, e o médico dela disse que isso era muito difícil de acontecer, que tinha burocracia e que nem todo hospital oferece essa opção! Fiquei muito triste, porque ele só fez atrapalhar, ela ficou com muito medo de tentar contrariar qualquer coisa que ele disse e escolheu sem poder realmente escolher nada!



Bom vou estar sempre aqui, fazendo minha parte, e quando eu for enfermeira obstetra, vou fazer a minha parte pessoalmente para cada uma das mulheres que eu atender!!! Elas podem até "escolher" fazer uma cesárea, mas vão saber de cada detalhe, e sobre todas as opções!







3 comentários:

  1. Bom parece que eles fazem cesarianas por tudo e por nada realmente, o que é estranho. Bom acho que ninguem tem o direito de julgar ninguem nem a forma como uma mãe quer por o seu filho no mundo, mesmo não concordado contigo ninguem deve julgar. Eu penso que a cesariana deve ser feita realmente quando é precisa, quando o bebe não tem outra forma de vir ao mundo.

    Estou até um pouco reticente com essa historia porque o meu bebe está sentado e não sei se nesta altura ele vai dar a volta e se tiver de ser cesariana preciso de me informar melhor sobre os procedimentos.

    Aqui em Portugal acho que as coisas são menos dolorosas, pois são feitas cesarianas mas por casos pessoas que conheço as pessoas reagiram bem, tiveram claro algumas dores mas foi um procedimento muito bem feito, e correu tudo super bem.

    Beijinhos Talita

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo amiga!
    Acho q uma cesareana deve ser feita somente se for mesmo nescessario.
    Aqui em Portugal, como disse a R♥B, eles só optam por cesarea em ultimo recurso.
    Tenho certeza q seras uma exelente enfermeira! :)

    Beijinhos nossos

    ResponderExcluir
  3. Poxa amiga que desabafo rsrsr
    Pena que vou fazer minha segunda cesaria
    pois a primeira foi cesaria a 6 anos atraz
    mas perdi o bebe com 1 mês de vida.
    Então meu médico diz que vai ser cesaria novamente
    principalmente pelo historico que tenho.
    Mas tudo bem ,sei que Deus esta no controle de tudo e vai sair tudo certo.
    mas confesso tenho medo de parto normal rsrsrrs
    Beijinhos
    Cris

    ResponderExcluir