4 de novembro de 2010

Tudo o que vc queria saber sobre período fértil!!!

O "momento fértil" de uma mulher ocorre ao redor da metade do ciclo, quando a ovulação acontece. Quando um casal tem coito durante esse momento, os espermatozoides nadam dentro do muco cervical. Este muco normalmente está receptivo aos espermatozóides no momento da ovulação.De forma gradual, os espermatozóides nadam para dentro do útero em direção à trompa de Falópio, onde o óvulo deverá estar, e aonde pode ser fecundado pelo espermatozóide. O óvulo pode ser fecundado durante as 24 a 48 horas posteriores.

Durante os 2 ou 3 dias seguintes, o óvulo fecundado, que agora é um embrião, se desenvolverá dentro da trompa e se moverá em direção ao útero aonde se implantará no revestimento interno uterino. O revestimento interno do útero (endométrio) foi preparado para receber o embrião pêlos hormônios femininos estradiol e progesterona.

A concepção e a gravidez dependem de uma complicada relação entre os fatores reprodutivos, tanto no homem como na mulher. Uma falha nestes fatores, em qualquer uma das partes, pode influenciar a fertilidade. Por esta razão, é importante entender as funções reprodutivas normais tanto no homem como na mulher.
Em que momento do ciclo menstrual ocorre a fecundação.
O ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação e termina com uma nova menstruação 24 a 35 dias depois, salvo se ocorrer uma gravidez nesse ciclo. Para que ocorra gravidez tem que haver fecundação, mas nem todas as fecundações resultam em gravidez. Para que ocorra fecundação tem que ter havido ovulação e ocorrido um coito num dia próximo à ovulação, porque para haver fecundação é necessária a união de um óvulo com um espermatozóide, ambos em condições de efetuar a fecundação. Esta condição se cumpre somente quando o coito ocorre dentro dos cinco dias antes ou no mesmo dia da ovulação. Mesmo quando se cumprem essas condições, a fecundação ocorre em não mais da metade dos casos, quer seja porque os gametas não se encontram, ou porque eles são defeituosos ou porque o encontro acontece num ambiente que impede que esta aconteça.
Aproximadamente 90% dos ciclos menstruais são ovulatórios, e a ovulação pode ocorrer em qualquer dia entre o 10º e o 22º dia. A ovulação é o processo no qual o óvulo termina o seu amadurecimento e é expelido do ovário. Uma vez ocorrida a ovulação, o óvulo tem que ser fecundado nas 24 horas seguintes. Se a fecundação não ocorrer, o óvulo inicialmente perde a capacidade de formar um novo indivíduo e depois se desintegra. Portanto, estas características do óvulo determinam que a fecundação pode ocorrer apenas em um dos 13 dias entre o 10º e o 22º dia do ciclo menstrual.
Quanto tempo depois de um coito ocorre a fecundação
Muitas pessoas pensam ou acreditam que a fecundação acontece durante ou imediatamente após a relação sexual, mas não é assim. Depois de um coito, os espermatozóides podem permanecer no aparelho genital da mulher, mantendo a sua capacidade fecundante, até seis dias. Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito. Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito. Portanto, nem todos os indivíduos iniciam sua existência no dia seguinte ao dia do coito.
O que acontece com os espermatozoides depois de um coito normal.
Num coito depositam-se centenas de milhões de espermatozoides na vagina. Nas melhores condições, milhares deles entram no colo uterino e permanecem neste local. Somente algumas centenas sobem rapidamente até a trompa de Falópio, mas estes não têm capacidade fecundante. Aqueles que ficaram no colo do útero deixam gradativamente o local em grupos e sobem até as trompas nos dias sucessivos. Desses grupos, alguns espermatozóides aderem-se, durante horas, às células da mucosa tubária, onde adquirem a capacidade fecundante. Após adquirirem a capacidade fecundante liberam-se das células da trompa e mantêm a capacidade fecundante por poucas horas ou minutos, nos quais devem encontrar o óvulo e penetrá-lo. Por isso é necessário que continuem chegando novos espermatozoides que os substituam até que aconteça a ovulação.
A migração até o sítio da fecundação nunca pode durar mais de seis dias depois de um coito. Entretanto, a vitalidade do óvulo é muito mais curta, de algumas horas apenas.

fonte:anticoncepcao.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário