4 de novembro de 2010

Fertilidade também depende de você!

Quem anseia por um bebé passará certamente pela fase da fertilidade. Embora conceber pareça uma ocorrência natural, ajudar a natureza a ajudá-la a si poderá revelar-se um sucesso. Descubra um pouco mais acerca da fertilidade.
Existem alguns factores que influenciam a fertilidade, nomeadamente os factores relacionados com o estilo de vida. Independentemente do seu tipo de corpo, existem muitos factores importantes a ter em conta para quem deseja conceber.

O estilo de vida…

Quer seja relativamente a si, quer seja relativamente ao seu companheiro, o estilo de vida que mantém é um grande factor de sucesso, para conseguir ser bem-sucedida ao nível da sua fertilidade. A obesidade, o stress, a poluição e o tabaco são os factores ambientais que mais contribuem para a infertilidade.
Uma mulher ou homem que fume tem uma capacidade de conceber muito inferior a quem não o faça. Todos sabem que fumar é extremamente prejudicial a quem o faz, bem como à vida a ser concebida. Se o seu sonho é ser mãe ou pai, e fuma, a primeira coisa que deve fazer é deixar de fumar, ontem.
Ao lado do tabaco está a poluição: se frequenta ambientes muito poluídos, pouco arejados, um destes factores ou o conjunto deles pode estar a limitar a sua fertilidade, e o sonho de ter uma nova vida nas suas mãos. Saia de casa, apanhe ar fresco, dê caminhadas ao ar livre, viva uma vida saudável em ambiente saudável, isto será elementar para si e para o seu futuro rebento.
O stress é outro factor que está cada vez mais ligado aos casos de infertilidade ou de dificuldade em engravidar. Viver uma vida mais calma é fundamental para conseguir bons níveis de fertilidade.
A obesidade é outro factor que limita a capacidade de engravidar, pois a obesidade é um factor que está directamente ligado à baixa fertilidade. Antes de engravidar, deve estar em boa forma física e ter um índice baixo de massa corporal gorda. Converse com o seu médico acerca do seu peso, e trabalhe com ele para chegar a um equilíbrio.

Comer “fertilmente”…

O que come pode contribuir muito para o sucesso da concepção. Antes de pensar em ter um bebé na sua barriga, deve ter em conta o que lá põe dentro. Muitas mulheres têm algum tipo de problema digestivo, bem como algum tipo de problema da tiróide associado. Durante a fase de pré-concepção é importante que ingira alimentos frescos e fáceis de digerir, juntamente com um suplemento vitamínico. Por vezes, uma variação na alimentação pode representar um grande aumento da fertilidade. Opte por alimentos biológicos com baixo índice de glicemia, ingira refeições fáceis de digerir e insira na sua alimentação pratos que incluam quinoa, tempeh , tabule, …

O meio ambiente…

Cada vez mais existem estudos que ligam inúmeras coisas que estão ao nosso redor à infertilidade, tais como químicos, pesticidas, parabenos que se encontram em alguns produtos de estética ou ftalatos que se encontram em alguns plásticos, entre muitos outros. Por isso, é cada vez mais importante levar uma vida verde e orgânica, especialmente quando se tenta conceber. Optar por produtos de limpeza biológicos, cosméticos naturais e uma alimentação biológica, é fundamental.

O que a mente decide…

A capacidade que a mente pode ter sobre o corpo é enorme. Uma mulher ou um homem têm uma capacidade tremenda de conseguir efeitos incríveis. Manter um espírito positivo e aceitar que existe sempre esperança é essencial para uma vida positiva e por consequência para conseguir grandes feitos, tais como conceber.  Saiba que pode sempre influenciar a sua fertilidade de forma positiva!

E tudo junto….

Aumentar o estado geral da sua saúde, balancear os níveis hormonais, fortalecer o sistema imunitário, antes de optar por uma escolha médica, deve ser a primeira atitude a ser tomada. Antes de desistir ou de optar por um meio de concepção apenas médico, não descure a possível combinação, do que está naturalmente ao seu alcance em conjunto com a aptidão da medicina moderna. Se está a tentar conceber é muito importante que não deixe tudo nas mãos da medicina; colabore com ela, mantenha um corpo saudável, faça exercício, pratique uma boa alimentação, e viva num ambiente saudável. A fertilização é sempre melhor sucedida se combinar todos os factores.

Conversar…

Não se esqueça que conversar sobre os problemas é fundamental para os ultrapassar, por isso, fale acerca dos seus sentimentos e sobre o que se está a passar. Converse com o seu parceiro, família e com mulheres que estão a passar pela mesma experiência.


Fonte: de mãe pra mãe

3 comentários:

  1. Parabeeeeens, esta lindo e muitissímo interessante, para nós que temos um Sonho de ser Mãe.... Com toda certeza serei e já sou uma seguidora do Blog.

    Beijinho
    C.P

    ResponderExcluir
  2. oiii
    pensei em você quando postei essa matéria!
    e vc veio justo nela!!!
    rsrsrs
    que bom que gostou!
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. amiga... vc sabe o quanto eu te amo e te admiro e cada dia que passa te admiro mais...

    muito lindo o seu blog e muito legal vc passar suas experiências para ajudar os outros...

    te amo muitooo!!!

    bjosssss...

    ResponderExcluir