24 de novembro de 2010

O ácido fólico

Gente me desculpem a ausência!!!
Graças a Deus eu estou trabalhando bastante e as vezes chego tarde,
então fica um pouco difícil entrar no blog...
Mas eu estou aqui sempre tá!
Bom como toda boa treinante, eu venho me preparando, e preparando o meu corpo,
para uma nova vida!!! e um dos cuidados que eu acho importante, é tomar sempre o
ácido fólico!
 Alguns médicos recomendam que se comece a tomar pelo menos três meses
antes de engravidar, já outros acham que é bom toda mulher tomar durante a idade
reprodutiva, ou idade fértil, e tem ainda as mulheres que começam a tomar quando descobrem
que já estão grávidas!
Como as opinões se dividem, isso pode ficar a critério de cada mulher! Eu já tomo, à dois meses!
Que foi quando, nós decidimos que deixariamos as coisas acontecerem, conforme a vontade Divina!
Ou seja quando vier já estarei preparada!

O ácido fólico, não tem contra-indicação e não faz mal! Então porque não tomar??? Já que pode trazer grandes benefícios á nossa saúde! E não custa muito! Eu tomo o Folifolin, todos os dias antes de dormir!
Achei fácil colocar esse horário porque não esqueço!
Bom vou complementar o post com uma matéria fácil e rápida, para que vocês possam conhecer um pouco mais!
E além disso, o ato de tomar o ácido fólico, me faz sentir que já sou um pouco mãe de novo, pois sinto mesmo que é um jeito de fazer um novo ninho para o irmãozinho ou irmãzinha do Felipe!


Ácido fólico na gravidez: seu nenê precisa


Toda mulher que deseja ter um filho precisa redobrar a atenção para a sua alimentação e hábitos. Os cuidados com a gravidez devem ser tomados antes mesmo da mamãe estar grávida. Um bom planejamento para os próximos nove meses diminui, e muito, as chances de alguma alteração congênita no bebê.
Portanto, saber o que comer neste período é fundamental. Digo isso porque toda futura mamãe precisa guardar esse nome na agenda: Ácido Fólico, que é uma vitamina do complexo B presente no espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo.
A deficiência de ácido fólico na alimentação da mamãe pode causar uma má-formação do tubo neural do bebê que está começando o seu crescimento e desenvolvimento dentro da barriga.
O tubo neural é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. Ele se desenvolverá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê.
Pois bem. Sem o ácido fólico o tubo neural pode não se fechar completamente, causando alterações como anencefalia, quando o bebê nasce com uma pequena parte ou mesmo com ausência de cérebro levando a morte poucos dias depois do nascimento, ou espinha bífida, que é a exposição da medula espinhal e que deixa seqüelas de graus variados.
Estudos mostram que a ingestão de ácido fólico três meses antes de a mulher engravidar e três meses depois da fecundação previne em mais da metade as chances do bebê vir a apresentar alterações do tubo neural.
Essa deficiência é um dos problemas que podem ser evitados antes mesmo do início da gravidez.

Lembrete - Não adiante ingerir a vitamina quando a mamãe descobre que está grávida. Normalmente quando se descobre a gestação, o tubo neural já se formou e não há mais tempo do ácido fólico agir.
Uma mamãe bem atenta e cuidadosa, que consulta seu médico antes de engravidar e recebe todas as orientações do pré-natal, pode reduzir os riscos do seu bebê nascer com algum tipo de problema.

Reforço de ácido fólico - Por vezes, só a alimentação não oferece a quantidade suficiente de ácido fólico que a mulher precisa ingerir diariamente, pois o cozimento dos alimentos diminui a ação da vitamina. Os médicos recomendam uma suplementação para que a dose recomendada de ácido fólico seja ingerida pela futura mamãe.
A quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde e defendida pelos médicos é de 0,4 miligrama por dia de ácido fólico para a prevenção de ocorrência dos defeitos do tubo neural. As mamães que já tiveram um filho com algum tipo de alteração do tubo neural merecem dose extra de ingestão dessa vitamina.

O ácido fólico previne outras alterações também como doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio-palatina. Para a mamãe, a vitamina traz benefícios como prevenir doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.
A prevenção é o melhor caminho. Planejar uma gravidez é um ato de amor que você, futura mamãe, faz para que o seu “quase” bebê possa crescer e se desenvolver de forma adequada.
Dicas
Antes de tomar qualquer medicação consulte seu médico.
Se já tem histórico na família de defeito no tubo neural, além do ácido fólico, é recomendado o aconselhamento genético antes da gravidez.
Uma alimentação saudável e balanceada é sempre um bom começo para qualquer gestação.

9 comentários:

  1. OI ESTE BLOG TA MUITO LEGAL E INTERESSANTE!!!
    QUANTO AO ÁCIDO FÓLICO EU NÃO SABIA DISSO,LEGAL FICAR INFORMADA,UM DIA VOU PRECISAR DISSO
    BJ

    ResponderExcluir
  2. oi RÔ!!!
    que bom te ver por aqui amiga!!!
    quem sabe vc precise logo dos meus conselhos!!!
    já pensou eu titia!!
    que lindo! obrigada amiga!
    bjsssss

    ResponderExcluir
  3. OIE!
    É QUEM SABE... RSRSR
    TO BRINCANDO,VAI DEMORAR UM POUCO PRA VC SER TITIA,MAS ATÉ LÁ JÁ VOU ESTAR BEM INFORMADA HEHE
    ATÉ MAIS...
    BJSS

    ResponderExcluir
  4. oi eu tambem estou tentando engravidar a 1 ano e 4 meses ja passei no medico o meu marido tambem esta tudo certo mais ate agora nada comecei tomar o acido folico agora e e so esperar beijos!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Mto legal a dica do ácido fólico, estou começando a me interar do assunto ser mãe, li em mtos outros sites que há alguns remédios que engordam será que é verdade? vc engordou com esse ? obrigada

    ResponderExcluir
  6. gostei muito do blog... está de parabens :)

    ResponderExcluir
  7. Vou tomar ácido fólico e tb vou da para o meu esposo Dizem q e bom para os homens tb

    ResponderExcluir
  8. Vou tomar ácido fólico e tb vou da para o meu esposo Dizem q e bom para os homens tb

    ResponderExcluir