7 de novembro de 2010

Síndrome do Ovário Policístico

Olá meninas, encontrei uma matéria muito legal para vocês, sobre Ovários policisticos! tenho casos na familia, e achava que isso era sinônimo de infertilidade, mas como vocês vão ver,, não é bem assim! tem tratamento e as vezes nem é tão complicado assim pra quem quer engravidar! bom não vou adiantar tudo!!! dêem uma olhada, e qualquer dúvida é só mandar que eu responderei com carinho!!!
uma boa leitura e aproveitem a matéria!

Beijosss


É difícil achar uma mulher que passa a vida inteira sem ter uma reclamaçãozinha de sintomas relacionados a alterações hormonais. E há uma alteração hormonal que afeta 10% das mulheres em idade reprodutiva, conhecida por Síndrome do Ovário Policístico.
O nome é bem estranho, mas as causas são bem conhecidas. Os sintomas mais comuns dessa síndrome são aumento de pêlos na região do queixo, abdômen e buço, pele oleosa e acne, aumento de peso, pequenos cistos no ovário detectados por um ultrassom e ciclos menstruais desregrados, fazendo com que a mulher menstrue apenas de duas a três vezes ao ano.
A Síndrome do Ovário Policístico pode prejudicar a gravidez. Por conta do ciclo menstrual espaçado, a mulher pode ter dificuldade de engravidar, tendo, às vezes, que recorrer a outros métodos para acontecer a fertilização.
Que fique bem claro: nem toda mulher que tem pequenos cistos no ovário desenvolverá a Síndrome. Para o diagnóstico, além dos pequenos cistos, todos os outros sintomas, principalmente a alteração nos ciclos menstruais, precisam estar associados.
Há mulheres que já tiveram filhos e nunca tiveram sintoma e que, um dia, por um ultrassom, descobrem que têm ovários cheios de pequenos cistos, mas que não alteram em nada o metabolismo.
Dieta - A obesidade pode ser uma das causas da síndrome do ovário policístico, piorando as condições, pois inibe a ação da insulina na célula, aumenta o nível de glicose no sangue e faz com que o pâncreas produza mais insulina. A mulher começa a ter alterações menstruais e aumento dos pêlos, mas isso tende a regredir com o emagrecimento.
Outra causa é uma produção maior de hormônios masculinos por conta dos cistos no ovário ou por alterações da hipófise e hipotálamos, responsáveis pelas produções dos hormônios do organismo. Tendo como conseqüência aumento do tamanho dos ovários e ciclos menstruais espaçados.
Controle diário - Não há cura para a Síndrome do ovário policístico, mas o tratamento regulariza os sintomas e isso vai depender muito da fase em que a mulher se encontra. Se estiver na puberdade, o que incomodará serão os pêlos em excesso, as acnes e o aumento de peso.
Muitas vezes só o emagrecimento é o suficiente. Já a mulher que queira engravidar deve fazer uso de medicamentos que estimulem a ovulação. Se não der certo, a fertilização in vitro é outra solução.
O tratamento deve ser feito e a síndrome deve ser acompanhada, já que as mulheres que a apresentam essa síndrome têm riscos maiores de desenvolverem diabetes tipo II, distúrbios cardiovasculares, hipertensão e até câncer.
Dicas
Ao perceber os sintomas da síndrome, procure um endocrinologista ou um ginecologista.
Se estiver acima do peso, alimente-se saudavelmente e faça exercícios físicos. Emagrecendo alivia os sintomas.
A Síndrome do ovário policístico não quer dizer que nunca terá filhos. Muitas engravidam sem tratamento e outras somente com a indução da ovulação

Fonte: guiadobebe

10 comentários:

  1. Noooosa Tata amei demais sua materia... tenho esse problema vc sabe né? e estou começando a tratar, e não perdi as esperanças de ser uma futura mamae..
    Esta de Parabéns!!!!

    C.P

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!!
    vc vai ver que logo, logo vai ter um bebezinho chorando do outro lado da rua... aliás dos dois lados!!!rsrsrs
    qualquer dúvida dá um grito!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Ola Talita tudo bem?
    Bom eu tb tenho ovarios policisticos
    e meu maior sonho é poder engravidar, mas as vezes eu perco a esperança e este sonho se torna impossivel, mas ao mesmo tempo vivo dentro de mim,sera que ainda tenho chance . vou fazer trinta anos e sou hipertensa.bjk Me

    ResponderExcluir
  4. Oi Me!
    Você está acompanhando direitinho com seu GO, os ovários policisticos, não a impedem de engravidar, e na maioria das vezes o tratamento é simples, a sua idade também não apresenta um impedimento, e sua hipertensão será acompanhada durante sua gravidez!
    Confie querida tudo tem seu tempo! Tenho uma amiga virtual, que descobriu que tinha os ovários policisticos, ficou super triste, e na consulta seguinte com o GO descobriu que estava grávida! Ela nem acreditava, pois a noticia dos ovarios acabou com suas expectativas!
    Fique tranquila e enfrente seus obstaculos de cabeça erguida, pense que a cada um você está mais perto de realizar seu sonho!!!
    Um beijo grande
    Talita

    ResponderExcluir
  5. Oi Talita, tbém tenho ovários policisticos, descobri qnd tinha 21 e hj tenho 27, senpre sofri com os sintomas, mas confesso que só agora temo por não conseguir engravidar, pois estou casada e quero muito ter um filho, ser mãe. Sabe, fico muito triste pq desde q comecei a acompanhar a sindrome, até hj não consegui alterar quase nada dos sintomas e agora tenho medo de não conseguir a tão sonhada gravidez, vc disse q tinha casos na sua familia...algumas dessas mulheres conseguiram engravidar normalmente? Natural ou por indução? Obrigda, bjs Fabiane

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabiane!
    Tem sim casos na minha família de ovários policisticos, e ela conseguiram engravidar de forma natural, nenhuma fez a indução, você já conversou com seu GO, falou sobre engravidar???
    Quem acompanha sua saúde mais de pertinho vai poder te ajudar melhor com certeza, sabe a minha amiga virtual que eu citei no comentário acima do seu? Ela já está de 33 semanas de gravidez, e é uma menininha!!!
    Vou deixar o link do blog dela pra você conferir a matéria que ela fala do positivo! Dá uma olhadinha e tenha esperança sempre!!! Temos obstáculos na vida, mas é para nos ensinar, e não para nos fazer desistir! Fica tranquila e confia em Deus!
    Esse é quando ela descobre o problema:
    http://esse-meu-cantinho.blogspot.com/2010/11/blog-post.html

    E esse é quando ela descobre que está grávida:
    http://esse-meu-cantinho.blogspot.com/2010/12/o-meu-positivo.html

    Espero que eu tenha ajudado, qualquer dúvida volte a me procurar!!!
    Um beijão
    Talita

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu sou diagnosticada com ovário policístico. Porém não entendo muito bem esse diagnóstico, pois nunca deixei de menstruar mesmo quando não utilizava anticoncepcional. Parei de tomar o anti um mês para começar a tentar uma gravidez e já no primeiro período fértil o muco cervical se apresentou elástico e translúcido. Alguém sabe se é possível ter ovário policístico e ainda ovular? E se sempre que o muco sai o óvulo também sai?

    ResponderExcluir
  8. ola meninas , eu tenho ovario policistico , descobri á 7 anos quando tentei engravidar, fiz um u.trans e o medico disse q teria q fazer tratamento para engravidar , um mês depois EU
    estava gravida , veio meu principe com muita saude hj com 6 anos , agora resolvi engravidar novamente parei o ant. á 6 meses á 3 não desce a montra mas é o o.p agora tenho q tomar anticoncepcional novamente e vamos q vamos se não veio ainda é pq não é a hora ....mas op não impede a gravidez apenas dificulta ai é terinar todos dias kkk
    bjs a todas as treinantes bons treinos

    ResponderExcluir
  9. ola meninas , eu tenho ovario policistico , descobri á 7 anos quando tentei engravidar, fiz um u.trans e o medico disse q teria q fazer tratamento para engravidar , um mês depois EU
    estava gravida , veio meu principe com muita saude hj com 6 anos , agora resolvi engravidar novamente parei o ant. á 6 meses á 3 não desce a montra mas é o o.p agora tenho q tomar anticoncepcional novamente e vamos q vamos se não veio ainda é pq não é a hora ....mas op não impede a gravidez apenas dificulta ai é terinar todos dias kkk
    bjs a todas as treinantes bons treinos

    ResponderExcluir
  10. oie boa noite ha 2 anos descobri q tenho ovario policistiicos tenho quase todos os sitomas faço os tratamentos e ate nada sera q um dia eu vou realizar meu sonho e a do meu esposo ?

    ResponderExcluir